[GTER] Re: uol.com.br

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Tue Jul 15 12:58:36 -03 2003

On Tue, 15 Jul 2003, Francisco G. Matos wrote:

> Caso tenham interesse, proponho-me a avaliar e negociar outras
> formas de reduzir o impacto nas listas de discussão. Como o
> assunto é off-topic, acho mais adequado fazê-lo em private, através
> do email fmatos at uolinc.com

	O que faria com que esta lista fosse relevante, seria exatamente
uma discussão aberta, técnica, voltada para a confecção de um documento,
que seria publicado pelo CG como uma recomendação sobre técnicas de
combate a spam.

	Vamos discutir sobre o documento. Vamos discutir se técnicas de
challenge-response são uma alternativa razoável (acho que não), sobre
outras técnicas de combate a spam, como as baseadas em conteúdo, o que é
necessário, e não sobre se o pessoal do UOL é estúpido (não são).

	Vamos discutir sobre protocolos e regras que black-lists precisam
seguir.

	Que regras uma rede precisa seguir? Quais as recomendações para
uma rede quanto ao tratamento de usuários que mandam spam? Qual o nível
necessário de evidência para isso?

	Inverter o modelo de custeio no envio de e-mails para o remetente
é, na minha opinião, o que vai acontecer com a Internet no final, mas como
se faz o rateio do custo? Como uma rede dessas pode se integrar com a
Internet livre e como garantir que os grandes benefícios do e-mail
universal de hoje não sejam perdidos? Criamos um sistema mais complexo,
com dois níveis de e-mail, os pagos e os gratuitos?

	Dentro de challenge-response, como o do UOL, como garantir que
usuários do sistema possam receber e-mails automaticos, como os e-mails de
confirmação de cadastro, de forma simples?

	Se esta lista não for capaz de produzir esta recomendação seria
bem melhor que ela mudasse de nome, porque ela não é de fato, um grupo de
trabalho.

	André