[GTER] Luta contra SPAM

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Jan 9 12:26:00 -02 2003

On Thu, 9 Jan 2003, Joao Carlos Mendes Luis wrote:

> Roaming user precisa de autenticação.  Estou falando de acesso local.

voce está confundindo coisas. estou falando em autenticação no SMTP! roaming é
que mais precisa a autenticação, porque senão temos duas possibilidades:
- roaming user não usa o relay e ponto final;
- o relay fica escancarado para qualquer spammer abusar.

> Depende.  Se voce assumir, por exemplo, que o acesso é via DSL da
> Xelefonica, e que o usuario tem como provedor o XOL, ele teria que usar
> o o SMTP relay da Xelefonica, e nao do Xol.  Afinal, quem vai ser
> "processado" por spam é a Xelefonica.

acho que ele deveria usar o relay do XOL, faria mais sentido. a Xelefodase só
proveria infra estrutura de acesso. mas é algo para exxes caXorros grandes
resolverem.

> O que se pode fazer para os provedores "associados" à Xelefonica,
> é liberar o acesso a porta 25 apenas destes provedores.

certíssimo.

> Pegou, no sentido de voce já sabe que conta cortar.

ok, mas não a quem processar.

danton