[GTER] Luta contra SPAM

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Thu Jan 9 13:17:01 -02 2003

Danton Nunes wrote:

> voce está confundindo coisas. estou falando em autenticação no SMTP! roaming é
> que mais precisa a autenticação, porque senão temos duas possibilidades:
> - roaming user não usa o relay e ponto final;
> - o relay fica escancarado para qualquer spammer abusar.

Acho que nos estamos concordando!!!

Para mim, do ponto de vista do provedor de email, SMTP tem que ter algum
tipo de identificacao, seja por IP de origem dos seus dialups, seja por
conta e senha.  O que eu acho desnecessário é exigir identificacao SMTP
do pessoal "local".

> acho que ele deveria usar o relay do XOL, faria mais sentido. a Xelefodase só
> proveria infra estrutura de acesso. mas é algo para exxes caXorros grandes
> resolverem.

Mas o spam é provocado pela infraestrutura de acesso.  Se a Xelefonica
pode filtrar as portas de VoIP, por que nao pode filtrar a de SMTP e
dizer para todo mundo usar um relay proprio?

Nao tenho certeza ainda, mas talvez até um simples proxy SMTP
transparente possa ser usado.  Se o provedor Xolox faz isso para DNS (e
nunca funciona direito), por que nao para smtp?

> certíssimo.

> ok, mas não a quem processar.

Só no caso dos provedores que permitem acesso sem cadastro previo.  Nao
creio que algum broadband tenha esse tipo de politica, e spammer hoje em
dia, só com broadband.

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br