[GTER] Luta contra SPAM

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Thu Jan 9 12:11:00 -02 2003

Danton Nunes wrote:

> não exste para um 'roaming users' e para vários casos de acesso por meios

Roaming user precisa de autenticação.  Estou falando de acesso local.

> permanentes. e é bom não misturar as coisas. autenticção para entrar na rede é
> uma coisa, autenticação para usar o relay é outra totalmente diferente e podem
> até ser tratadas por pessoas jurídicas diferentes.

Depende.  Se voce assumir, por exemplo, que o acesso é via DSL da
Xelefonica, e que o usuario tem como provedor o XOL, ele teria que usar
o o SMTP relay da Xelefonica, e nao do Xol.  Afinal, quem vai ser
"processado" por spam é a Xelefonica.

O que se pode fazer para os provedores "associados" à Xelefonica,
é liberar o acesso a porta 25 apenas destes provedores.

> não, o acesso não é só para usuários internos. com SMTP AUTH voce pode abrir o
> acesso para ips externos, o que é muito bom para teus usuários quando estão
> viajando, usando outras redes, etc. O ataque DoS é possivelmente interno, mas
> prevenção e canja de galinha só fazem mal mesmo à galinha. E voce só pegou o
> FDP do spam 'one shot' se seus dados cadastrais forem corretos.

Pegou, no sentido de voce já sabe que conta cortar.

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br