[GTER] Re: bind x djbdns

Adriano Nagelschmidt Rodrigues anr at estadao.com.br
Thu Jan 9 11:20:04 -02 2003

Danton Nunes writes:
> A questão bind x djbdns não é apropriada para esta lista, porisso acho que
> está na hora de encerá-la.

Ok.

> Acidentalmente deletei uma mensagem replicando o que escrevi sobre isso
> (escalabilidade e comportamentos anômalos). quem mandou, por favor re-envie
> para meu endereço pessoal (danton at inexo.com.br) novamente.

Ok.

> Tive dois problemas difíceis de resolver com o djbdns. O primeiro é
> relacionado com transferência de zonas. Como DJB não gosta de named-xfer, isso
> tem que ser feito via scp/ftp/o-diabo-a-quatro.

Se você analisar mais um pouco, vai descobrir que esse é um jeito muito melhor
(e mais seguro) de resolver o problema de zone transfers (rsync + ssh).

É mais interessante fazer um push para os slaves assim que os dados mudarem do
que tê-los fazendo polling no seu master e ficar brincando com serial numbers
(mais uma fonte de bugs).

> Acontece que um dos servidores escravos rodava bind, e estava fora de nossa
> autoridade.

O djbdns possui um servidor axfrdns. Basta configurá-lo que clientes bind
poderão fazer zone transfers do seu master.

> O segundo é um mistério e provavelmente está mais em algum bug
> do resolvedor da microsoft, mas o fato é que em uma situação que não
> conseguimos replicar direito (erros espúrios são o diabo) clientes microsoft
> se embananavam ao resolver nomes contra djbdns.

Microsoft? No comments, não quero entrar nesse tipo de discussão ;-)

> Depois de muito murro em ponta de faca tentando entender o que acontecia,
> partimos para a ignorância e botamos o bind para rodar. Os problemas
> sumiram. Como disse pode ser que o bug esteja no lado do cliente e o bind
> seja mais tolerante a ele, o que não significa que seja melhor.  Finalmente
> quanto à escalabilidade, vou procurar a fonte onde os dois servidores eram
> analisados para um número grande de registros.

Quanto à escalabilidade, dê uma olhada em

http://cr.yp.to/djbdns/blurb.html

Abraço,

--
Adriano