[GTER] Luta contra SPAM - Sobre o artigo

Reinaldo Penno rpenno at nortelnetworks.com
Wed Jan 8 18:11:00 -02 2003

Danton,

vc esta sendo simplista. Como eu disse anteriomente a funcao de calculo pode
ser tao complicada quanto necessario. Vc nao precisara mudar a funcao mais
do que uma vez por ano com certeza. Vc pode inclusive escolher uma funcao
que contenha calculos onde operacoes atomicas no Penitum (com certeza a
maquina de 99.999% dos spammers) nao seja possivel.

> nao passam pelos
>
> um excelente motivo para os ISPs bloquearem qualquer coisa
> que saia para
> tcp/25, forçando quem auiser mandar e-mail que o faça por um trusted
> relay. isso não perturba o usuário legítimo e atrapalha enormemente o
> spammer.

Se os ISP e carriers ja tivessem feito isso nao teriamos quase mais
problems.

> [...]
>
> o contrato com o LIR para a cessão dos endereços IPs poderia
> conter uma
> cláusula punindo o provedor com multa por spam ou outras
> agressões. afinal
> ele é o responsável pelos endereços IP que recebeu. Quando ele delegar
> parte de seu espaço de endereços, delega também essa responsabilidade.
> cobrar a multa de seus usuários passa a ser problema dele. se
> ele aceita
> cadastros bichados e não consegue repassar a multa, azar dele, a multa
> para o LIR ele tem que pagar de qualquer jeito.

Eu usaria a sua frase acima da hiena e diria que isso nao vai dar certo no
Brasil.

> spammers que necessite
> ISP/Carriers que querem se
> um grande
> cuidar de problemas
> editando arquivo texto o
>
> a maioria das tarefas administrativas de sistemas podem ser
> descritas por
> 'editar arquivos de texto'...

hmrmmr...vc entendeu o que eu quis dizer....