[GTER] Luta contra SPAM - Sobre o artigo

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Jan 8 18:01:01 -02 2003

On Wed, 8 Jan 2003, Reinaldo Penno wrote:

> Sobre o artigo que enviei...Eu tive a oportunidade de conversar com a
> palestrante e outros que estavam no MIT e alguns items levantados foram
> discutidos la.
>
> 1 - A maioria dos spammers eh pobre. Isso eh uma premissa. Eh claro, que vai
> existir sempre alguem que vai falar.."ah, mas o meu primo eh spammer e tem
> um Intel Dragon na casa dele". Mas isso nao eh a regra.

velocidade de processamento cresce muito rapidamente, porisso esse
argumento não procede.

> 2 - A maioria dos spammers tem SMTP proprio e seus email nao passam pelos
> servidores "trusted" do ISP ou Carrier.

um excelente motivo para os ISPs bloquearem qualquer coisa que saia para
tcp/25, forçando quem auiser mandar e-mail que o faça por um trusted
relay. isso não perturba o usuário legítimo e atrapalha enormemente o
spammer.

> 3 - Isso cria uma ideia de trusted relatioships que esta muito discutido
> hoje em dia. Ou seja, emails que passem pelo SMTP da inexo, por exemplo, sao
> trusted (seja por uma PKI estabelecida, troca de chaves estilo IKE, etc),
> entao a principio nao tem que calcular a funcao. Qualquer outra sessao SMTP
> partindo do bloco da inexo que nao seja desses servidores, deve calcular a
> funcao.

como diria a Hiena Hardy Har Har, acho que isso não vai dar certo, Lippy.

> a) eh assumido que qualquer solucao efetiva contra os spammers
> (especialmente no Brasil devido a impunidade) deve ser feita de modo que a
> carga seja transferida para eles (seja de configuracao, compra de
> equipamentos, etc), ou para os que abrigam spammers.

o contrato com o LIR para a cessão dos endereços IPs poderia conter uma
cláusula punindo o provedor com multa por spam ou outras agressões. afinal
ele é o responsável pelos endereços IP que recebeu. Quando ele delegar
parte de seu espaço de endereços, delega também essa responsabilidade.
cobrar a multa de seus usuários passa a ser problema dele. se ele aceita
cadastros bichados e não consegue repassar a multa, azar dele, a multa
para o LIR ele tem que pagar de qualquer jeito.

> c) Como mencionado acima (a), qualquer sistema contra spammers que necessite
> de um "engenheiro de edicao de arquivos texto" no ISP/Carriers que querem se
> proteger nao vai dar certo. Uma pessoa na palestra (no caso um grande
> carrier da europa) mencionou que tem 2 pessoas so para cuidar de problemas
> de abuse, e que esses engenheiros basicamente ficam editando arquivo texto o
> dia inteiro e isso eh inaceitavel.

a maioria das tarefas administrativas de sistemas podem ser descritas por
'editar arquivos de texto'...

Danton