[GTER] Re: Luta contra SPAM

Andre F. de Miranda afucs at uol.com.br
Wed Jan 8 15:18:00 -02 2003

Lao DanTong wrote:

>o problema maior da idéia do DJB sobre mail é que é uma arquitetura
>completamente diferente da atual e ele não apresenta nenhuma estratégia de
>transição. durante algum tempo haveria necessidade de conviverem os dois
>sistemas, e, pior, teriam que trocar mensagens!

isso me lembra o Marcus Ranun na blackhat 98... se não me engano era
algo como: A Internet hoje é insegura, a solução para os problemas é
tirar essa do ar e fazer uma nova...

Mas voltando ao direito de enviar email... muitos softwares estão
movendo nessa direção de só fala comigo que eu deixo. o Próprio ICQ após
ser invadido por spammers inseriu esse opção. Para SMTP há algumas
soluções nesse sentido mas como sempre não resolve 100%.

O ASK, desenvolvido pelo Marco Paganin é uma dessas ferramentas.
http://www.paganini.net/ask/ Nunca usei e por isso não posso recomendar. :-)

Atenciosamente,

--
André Fucs, CISSP