[GTER] Re: Luta contra SPAM

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Jan 8 14:19:00 -02 2003

On Wed, 8 Jan 2003, Adriano Nagelschmidt Rodrigues wrote:

> Exatamente, e o qmail foi revolucionário para a época. O DJB é uma fonte
> constante de inovação e software de altíssima qualidade.
>
> Alguns masoquistas ainda usam o Bind, mas isso são outros 500 ;-)

concordo quanto qo qmail, discordo quanto ao Bind. o djbdns tem problemas
sérios de escalabilidade e alguns comportamentos muito esquisitos e
difícies de diagnosticar. O qmail e o ezmlm sim, são obras primas.

o problema maior da idéia do DJB sobre mail é que é uma arquitetura
completamente diferente da atual e ele não apresenta nenhuma estratégia de
transição. durante algum tempo haveria necessidade de conviverem os dois
sistemas, e, pior, teriam que trocar mensagens!

acho que vamos ficar com o bom e velho smtp ainda por décadas. então todo
o esforço para dificultar a vida do spammer tem que ser dentro da
arquitetura atual mesmo.

danton