[GTER] Re: Re: Bind

Adriano Nagelschmidt Rodrigues anr at estadao.com.br
Wed Jan 8 19:22:04 -02 2003

Rubens Kuhl Jr writes:

[snip]

> Só se a sua base de configuração não forem os zone-files... nesse caso, você
> estará atendendo a premissa que coloquei.

??
             script(s)
formato x  <-----------> formato y

Você está obcecado com "backward compatibility". Nesse caso, é bagagem
completamente dispensável.

De qq modo, os zone-files do bind são um formato canônico muito ruim para
armazenar seus dados. Existem outras opções (RDBMS, LDAP) que podem ser usadas
diretamente ou para gerar o arquivo usado pelo seu servidor.

> Sim, e para esse problema bem definido, que tal trocar uma que funciona
> mal(BIND) por uma que funciona bem, permite um caminho de migração suave e

Um formato de arquivo diferente não implica em migração traumática. Fazendo
com cuidado, é tranqüilo. Além do que, você só precisa fugir do bind uma vez ;-)

> ainda fica melhor ainda quando você não quiser mais se preocupar com a
> compatibilidade de BIND ? Dica: não é o djbdns, nem o BIND 9... :-)

E você acha que é o PowerDNS? Você já deu uma olhada no changelog? É
gigantesco. Pesquei algumas entradas da última versão (e só dela!). Note o
estrago que fazer parsing de bind-zones faz.

  Version 2.9.4

  A tremendous number of bugs were discovered and fixed:

    * Zone parser would only accept $include and not $INCLUDE

    * Zone parser had problems with $lines with comments on the end

    * Wildcard ANY queries were broken (thanks Colemarcus for spotting this)

    * A connection failure with the Generic backends would lead to a powerdns reload
      (cast of many)

    * Generic backends had some semantic problems with slave support. Symptoms were
      oft-repeated notifications and transfers (thanks to Mark Bergsma for helping
      resolve this).

    * Some crashes of and by pdns_control were fixed, thanks to Mark Bergsma
      for helping resolve these.

Você sinceramente acha que esse vai ser um servidor estável? Mais estável que
o bind 9?

Uma coisa eu garanto: ele não vai chegar nem perto da qualidade do
djbdns. Quer definir uma métrica e apostar um jantar?

Abraço,

--
Adriano