[GTER] IDN no .BR Era: Fw: COM/NET informational message

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Sat Jan 4 18:14:02 -02 2003

On Sat, Jan 04, 2003 at 04:28:57PM -0200, Rubens Kuhl Jr. wrote:

> Sim, mas apesar de usarmos alguns poucos caracteres, os usamos com
> freqüência(às vezes duas vezes na mesma palavra, viu?), e em vários casos há
> diferenciação em função dos acentos, como em farão x faraó. Eu cansei de ver
> matérias em imprensa ou TV com nomes de domínios com acentos quando eles
> ainda não existem.

Aqui entra o CG com a política de registro. Neste caso quem levá qual
destes domínios ? O atual detentor do farao.com.br ou uma outra
entidade ?

A minha opinião é que a política deve favorecer a não indução de erro
mesmo que para isto perca-se alguma riqueza da língua. A regra deve
favorecer a maioria, exceções sempre existirão e provavelmente venham
a ser tratadas da forma usual de disputa entre as partes.

> Eu acho mesmo que só vale disponibilizar esses domínios quando houver uma
> ampla conversão de resolvers, mas me pergunto se isso não gera um dilema de
> ovo e galinha que venha a impedir que isso aconteça.

Duvido. A implementação do ACE é pequena, está disponível no draft em
C podendo ser implementada nos resolvers a um custo insignificante. Já
a distribuição disto depende do windowsupdate e outros mas como em
geral os vendors de OS vivem fazendo updates por outros motivos isto
não deve ser problema.

> De qualquer forma, alguma das palavras reservadas do CG (não das obscenas,
> de preferência) podia ser acentuada e disponibilizada como test-case para
> resolvers.

Pode-se fazer com qualquer domínio.

idnjáfunciona.foo.eng.br

em ACE a delegação vai ficar assim salvo o prefixo "xx--".

xx--idnjfunciona-fbb.foo.eng.br

Esperemos os RFCs com a alocação da IANA para o prefixo ACE e ai
colocamos algo no ar.

> Rubens

Frederico