[GTER] IDN no .BR Era: Fw: COM/NET informational message

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Sat Jan 4 18:14:00 -02 2003

Prezados,

On Sat, Jan 04, 2003 at 04:28:57PM -0200, Rubens Kuhl Jr. wrote:

> Mas se o IETF optar pelo solução pelo cliente, o que me parece já estar
> decidido, teremos que nos conformar em torcer para que o
> windowsupdate.microsoft.com atualize o resolver dos Winblows ASAP...

Nao adianta torcer para eles implementarem corretamente... isso so'
depois de uns 3 anos dando problema; Isso se o problema nao virar
padrao e formos todos obrigados a contorna-lo "do lado de ca'" ate'
o fim dos tempos...

> Acredito que num país de língua portuguesa como o nosso existam motivos mais
> nobres para IDN... é só contar quantos acentos tem esta frase.

Repetindo sua frase sem carateres acentuados:
	Acredito que num pais de lingua portuguesa como o nosso existam
	motivos mais nobres para IDN... e' so' contar quantos acentos
	tem esta frase.

Percebeu? Perde-se *muito* pouco, e onde e' essencial sempre tem o
apostrofe... (IMHO) Por outro lado, evitam-se confusoes colossais
como alterar todos os programas para tratar "locales", i18n, UNICODE
e outras coisas do genero. Para nao falar da confusao na cabeca dos
usuarios, que estao acostumados a nomes de dominio sem acentos, e
quando os acentos forem introduzidos, nao saberao se um determinado
nome e' *com* ou *sem* acento. Texto para mim vai de 0x20 a 0x7e...
Proponho que iniciemos todos uma grande campanha para zerar o bit 7. :-)

> Sim, mas apesar de usarmos alguns poucos caracteres, os usamos com
> freqüência(às vezes duas vezes na mesma palavra, viu?), e em vários casos há
> diferenciação em função dos acentos, como em farão x faraó. Eu cansei de ver
> matérias em imprensa ou TV com nomes de domínios com acentos quando eles
> ainda não existem.

Percebeu como vai dar rolo? Hoje todo mundo (ou pelo menos os que tem
QI>=50 e tempo de experiencia na Internet >=15 minutos) sabe que nomes
de dominio NAO tem acento, logo todos "traduzimos" automaticamente as
besteiras da imprensa/TV para sem-acento e vamos em frente. Na hora que
sair o IDN, ninguem mais vai ter certeza de nada...

> Eu acho mesmo que só vale disponibilizar esses domínios quando houver uma
> ampla conversão de resolvers, mas me pergunto se isso não gera um dilema de
> ovo e galinha que venha a impedir que isso aconteça.

Isso! De repente, com um pouco de sorte, nao temos que aturar nem o ovo
e nem a galinha :-)

> De qualquer forma, alguma das palavras reservadas do CG (não das obscenas,
> de preferência) podia ser acentuada e disponibilizada como test-case para
> resolvers.

Hummrmrmrm... Ja' que e' para experiencia, que tal "domínio.com.br"?

> E também não vale para o endereço do usuário no domínio... acho que o Jô
> Soares vai ter que dizer jô-sem-acento-arroba-portal por muito tempo ainda.

Ainda tem mais essa... vamos acabar so' terminando de implantar acentos
nesta xurumela toda depois que o Unix esgotar o time_t de 2^31, e o mundo
acabar... :-)

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)