[GTER] IDN no .BR Era: Fw: COM/NET informational message

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Sat Jan 4 16:29:00 -02 2003

> [...]
| uma vez que a solução proposta (cliente) [1] para o seu melhor
| funcionamento vai depender da implementação da conversão em ACE
| diretamente na biblioteca resolver. Soluções de transformação em ACE
| via modificação em aplicativos, "plugins" e outras técnicas como à
| apresentada pela VGR vão funcionar somente para alguns protocolos e
| ainda assim parcialmente. Obviamente pode-se advogar que está é uma
| solução transitória (vide Ps. no final). Do lado do servidor existe
| uma proposta comercial [2], que promete a solução do problema mas
| também não atendem a todos os protocolos.

Mas se o IETF optar pelo solução pelo cliente, o que me parece já estar
decidido, teremos que nos conformar em torcer para que o
windowsupdate.microsoft.com atualize o resolver dos Winblows ASAP...

| Outro ponto que deve-se levar em conta é que salvo os casos de línguas
| aonde os caracteres não contem o US-ASCII, no fundo, o grande
| motivador da adoção imediata desta "tecnologia" é a indústria
| comercial de nomes de domínios que encontra-se estagnada e vê isto
| como uma forma de ampliar a oferta de nomes para o mercado mesmo que
| para isto não entregue o que promete. A VGR já registrou e cobrou por
| domínios IDN no passado sem ter entregue o que prometia.

Acredito que num país de língua portuguesa como o nosso existam motivos mais
nobres para IDN... é só contar quantos acentos tem esta frase.

| possíveis dificuldades em relação a implementação pelo serviço de
| registro. Isso é simples mas nas condições atuais a funcionalidade dos
| domínios será baixa e trará muita confusão e descontentamento a
| comunidade. A nossa língua utiliza somente parte dos caracteres do
| Latin-1, e devido a isto, convive-se muito bem somente com o US-ASCII
| para a representação de domínios. A melhor política em nosso caso me
| parece ainda aguardar uma ampla adoção da conversão ACE nos
| resolvers. Isto só começa a ocorrer depois da publicação da RFC em
| "standards track" o que ainda não aconteceu.

Sim, mas apesar de usarmos alguns poucos caracteres, os usamos com
freqüência(às vezes duas vezes na mesma palavra, viu?), e em vários casos há
diferenciação em função dos acentos, como em farão x faraó. Eu cansei de ver
matérias em imprensa ou TV com nomes de domínios com acentos quando eles
ainda não existem.

Eu acho mesmo que só vale disponibilizar esses domínios quando houver uma
ampla conversão de resolvers, mas me pergunto se isso não gera um dilema de
ovo e galinha que venha a impedir que isso aconteça.

De qualquer forma, alguma das palavras reservadas do CG (não das obscenas,
de preferência) podia ser acentuada e disponibilizada como test-case para
resolvers.

| Ps.: Já que estamos falando de internacionalização de protocolos, por
| favor, vamos respeitar ainda o SMTP não pensando que o seu suporte a
| outros caracteres via MIME vale para toda a mensagem [3]. NÃO acentuem
| no cabeçalho da mensagem pois infelizmente nem todas as aplicações
| ainda suportam "Quoted Printable" [4] corretamente :-(, e isto já é
| standard à 6 anos !

E também não vale para o endereço do usuário no domínio... acho que o Jô
Soares vai ter que dizer jô-sem-acento-arroba-portal por muito tempo ainda.

Rubens