[GTER] Ataque digital - Brasil é o segundo noranking mundial

Carlos Ribeiro cribeiro at mail.inet.com.br
Wed Feb 26 16:29:00 -03 2003

On Wednesday 26 February 2003 09:38, Alberto França wrote:
> Alguem tem alguma idéia de quem são nossos inimigos? É curioso que tem
> gente que detesta mais a gente do que Alemanha e Inglaterra.....
> Ou nossa terrinha está virando paraíso de criminosos (hackers
> incluidos...)?
>
> Alberto França
> U.S. Is the World's Top Target for Hackers
> The United States suffered more than 26,000 digital attacks
> in 2002, while the world's next most popular target,
> Brazil, had less than 6,000.
> http://www2.cio.com/metrics/2003/metric503.html

Tem um fator simples e razoável: O Brasil é um dos maiores países do mundo em
termos de população, e também em termos de número de sites ativos na
Internet.Daí, é de se esperar que os números absolutos sejam grandes. Não sei
se os números relativos a outros fatores - população ativa, número de hosts,
número de assinantes ativos - são tão expressivos.

Fora isso, tem também o fator cultural... a famosa 'malandragem' brasileira,
associada à conivência das 'autoridades'. Mesmo assim não dá para descontar o
tamanho do país em termos absolutos de nenhuma comparação.

Carlos Ribeiro
cribeiro at mail.inet.com.br