[GTER] Re: [GTER] Ataque digital - Brasil é o segundo no ranking mundial

Fabio Bastiglia Oliva fboliva at safenetworks.com
Thu Feb 27 01:00:00 -03 2003

Caro Alberto e amigos da lista,

Muito é dito sobre hackers, crackers, algumacoisackers, etc... mas uma
antiga  estatística mostra-se sempre atualizada, ou seja, onde mais de
85%  dos  ataques e/ou motivos de perda ou vazamento de informações de
hoje têm origem ou ajuda interna.

Com base na afirmação acima podemos responder sua pergunta da seguinte
forma:

"Nossos  inimigos"  sao:

         - Usuários e administradores leigos ou mal intencionados
         - Falta de política de segurança
         - Falta de policiamento de política de segurança (quando esta
           existe)
         - Falta  de manutenções físicas e lógicas
         - Falta de monitoramento ativo de sistemas.

Hackers  e  todos  os  tipos  de  "delinqüentes  digitais"  também são
inimigos,  mas  embora estejam sempre em evidência (na mídia, etc...),
são responsáveis por menos de 15% dos ataques.

Deve  também  ser  notado  que  muitas  vezes,  é  mais  fácil para um
administrador culpar um hacker para ocultar suas próprias "besteiras".

Outro  ponto importante é que dos ataques atribuídos a hackers, os 15%
mencionados  acima,  mais  de  70%  são  ataques  provindos de "Script
Kiddies",   onde  medidas  básicas  de  segurança  já  bastariam  para
barrá-los, o que demonstra um grave descaso por segurança.

Este  é  um  assunto  muito  longo  para  ser  discutido numa lista de
discussão  e  até,  de  certa forma, um pouco improdutivo, e embora eu
tenha tendências "compulsivas" a dissertar sobre assuntos como este eu
vou me conter ao máximo para não fazê-lo, pois é muito mais importante
discutir procedimentos de prevenção a estes ataques.

Abraços
Fabio Bastiglia Oliva - Diretor
fboliva at safenetworks.com

Safe Networks Informática LTDA.
http://www.safenetworks.com

"Você acha que está seguro? Nós achamos que não!
 Visite-nos antes que você vire estatística!
               Safe Networks Security Solutions"