[GTER] F Root Server no Brasil

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Fri Aug 22 15:46:50 -03 2003

Jonny,

On Fri, Aug 22, 2003 at 01:55:53PM -0300, João Carlos Mendes Luís wrote:

>     O Hash não tinha problemas quando um dos destinos morria?  Já
> resolveram isso?

Todos os testes efetuados nunca indicaram este problema. Quando um dos
destinos morre o prefixo é removido localmente e no caso da morte de
todos os participantes do cluster o anúncio BGP também é removido
automaticamente.

>     De qualquer forma, são features apenas de alguns fabricantes, não
> uma norma IETF.

Não é bem assim. Apesar de não ser standards-track é bem documentado
em duas RFCs. [1]

>     Ah, você comentou a tecnologia, mas não ficou claro para mim se
> vocês estão usando isso para balanceamento local ou não.

Sim. Todos os mirros do ISC usam isto.

>     Um dos problemas que eu detectei com o AnyCast era a integração com
> o roteamento.  Não podia ser rota estática, pois o roteador não tinha
> noção se o serviço estava no ar.  Colocar um processo roteador no
> servidor resolve problemas sérios, mas ainda podem ter problemas caso o
> DNS pare de funcionar e o roteamento continue.  Raro, mas possível.  Foi
> feita alguma previsão para esses casos?

Sim. Você está certo com relação a este problema, ele é um trabalho a
mais mas de solução simples com monitoração local.

Na escolha de métodos de balanceamento vários fatores devem ser
levados em consideração para obtenção da redundância desejada e não
existe solução "tamanho único". Como eu disse no caso geral as
soluções com switchs de aplicação L4-7 são as mais adequadas.

>                                         Jonny

[]s
Fred

[1] ftp://ftp.registro.br/rfc/rfc2991.txt
    ftp://ftp.registro.br/rfc/rfc2992.txt