[GTER] F Root Server no Brasil

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Aug 22 13:55:53 -03 2003

Frederico A C Neves wrote:
> 2) ECMP para balanceamento em cluster.
>
> Existem equipamentos (Juniper, Cisco com CEF, e talvez outros que
> desconheço) que em situações de múltiplos caminhos com mesmo custo,
> tem a capacidade de poder selecionar o next-hop, baseado em um "hash"
> que pode ser composto por IPs e portas de origem e destino. Com isto
> estabelece-se afinidade de sessão, o que permite o balanceamento
> também para TCP.

     O Hash não tinha problemas quando um dos destinos morria?  Já
resolveram isso?

     De qualquer forma, são features apenas de alguns fabricantes, não
uma norma IETF.

     Ah, você comentou a tecnologia, mas não ficou claro para mim se
vocês estão usando isso para balanceamento local ou não.

> Tem-se um conjunto destes equipamentos, conectados em geral a switchs
> nível 2 com várias máquinas em geral "Unix Like" com o endereço IP do
> serviço adicionado a loop-back. Um processo de roteamento rodando em
> cada uma destas máquinas efetua o anúncio deste prefixo para os
> equipamentos adjacentes.

     Um dos problemas que eu detectei com o AnyCast era a integração com
o roteamento.  Não podia ser rota estática, pois o roteador não tinha
noção se o serviço estava no ar.  Colocar um processo roteador no
servidor resolve problemas sérios, mas ainda podem ter problemas caso o
DNS pare de funcionar e o roteamento continue.  Raro, mas possível.  Foi
feita alguma previsão para esses casos?

> Ps.: DNS é quase que na sua totalidade transportado por UDP mas TCP é
> necessário em outras situações que não o [AI]XFR, por exemplo em um
> pacote truncado no limite do payload para UDP (512 bytes), em outras
> palavras, nunca filtre TCP porta 53 em um servidor DNS para o público
> geral a não ser que tenha certeza do que está fazendo.

     Pensei que isso tinha caido em desuso.  Valeu o toque...

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br
--
"the West won the world not by the superiority of its ideas or values
or religion but rather by its superiority in applying organized