[GTER] problema com dns

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Tue Apr 29 15:24:32 -03 2003

a mim me parece que e' um caso classico de aplicacao da rfc 2317 - Classless IN-ADDR.ARPA delegation. ou seja, o provedor deve colocar registros ptr em seu dns apontando para a sua zona reversa e você, registros ptr para os reais hostnames das suas máquinas. um tutorial muito simples e que explica como fazer isso esta' em

http://www.menandmice.com/online_docs_and_faq/qdns_manager/Examples/whatisareversezone.htm

[]s,

marlon.

/*
Marlon Borba
Divisao de Suporte Tecnico
TRF 3a. Regiao
(11) 3311-4683 e 9692-8357
mborba at trf3.gov.br - marlonborba at acm.org
-------
"We reject kings, presidents, and voting. We
believe in rough consensus and a
running code."
--Dave Clark, pioneiro da Internet
*/

Ola Pessoal,
estou com um problema aqui e muito provavelmente por bobeira minha.

tenho  um dominio com 2 sevidores dns registrados.
nos servidores dns ( bind ) tenho as entradas na zona meudominio.com.br:
ns1.meudominio.com.br 192.168.1.1
ns2.meudominio.com.br 192.168.1.2
www.meudominio.com.br 192.168.1.3

na zona reversa tenho as seguintes entradas:

192.168.1.1 ns1.meudominio.com.br
192.168.1.2 ns2.meudominio.com.br
192.168.1.3 www.meudominio.com.br

qdo executo nslookup setando como server um dos meus dois ns, e pergunto:

nslookup> ns1.meudominio.com.br
> 192.168.1.1

ou seja, certinho.

quando pergunto:
nslookup> 192.168.1.1
>ns1.meudominio.com.br

certinho tambem.

Mas, quando faco estes mesmos testes de qualquer outro servidor ns, tenho as seguintes respostas:
nslookup> ns1.meudominio.com.br
> 192.168.1.1

o que esta correto, mas...

nslookup> 192.168.1.1
> meudominio.provedor.com.br

Ou seja, parece qu o reverso nao esta ok... mas, todas as entradas estao criadas nos servidores...
Alguma ideia?

Tks,
Rvincoletto