[GTER] Problemas com sevidores de E-mail

Silmar A. Marca marca at grupogsn.com.br
Tue Apr 29 16:53:22 -03 2003

Aconselho usar auth no smtp. Com exim ou outro software do tipo é muito fácil
faze-lo, inclusive para dominios virtuais em banco de dados (uso via Mysql).
Qual SMTP vc usa?

Mas baseando se nesta dica vale a pena pensar no que o "smtp após pop" faz:
- O pop é acionado, gravando se o ip em alguma base de dados
- O smtp é acionado, verifica a lista de relays, e caso não encontre verifica
nesta base de dados se o ip esta lá.
Detalhe nisto tudo: o ip na base de dados expira após algum tempo... Quanto
tempo ele expira, e quanto tempo o cliente demora pra ler/enviar?

Insistindo um pouco mais é melhor o "SMTP após AUTH" ("meu servidor requer
autenticação")... Vários servidores antigos apresentavam um bug de inserir o ip
mesmo que a senha estivesse incorreta, abrindo assim o servidor pra relay.
Outra observação é que com o crescente uso de NAT, existe a liberação em alguns
casos não só pra uma máquina, mas sim pra uma rede inteira.
Cordialmente, Silmar A. Marca

Se algo não lhe faz mal (fisico, moral ou psicologicamente),
experimente! O máximo e você perder tempo! E tempo, e
o que você tem a vida toda pra perder.....
Mais vale um instante de prazer que uma eternidade fútil!