RES: [GTER] Problemas no Terra

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Wed Apr 16 16:47:00 -03 2003

concordo inteiramente! e depois venham-me esses mesmos CIOs (para usar um termo delicioso ao pessoal da 'gerência', sabe deus do quê) alegar que o custo é muito alto. e o ativo de informação perdido, quanto valia?

quem fez a análise de risco para eles não se lembrou, ou não conseguiu convencer aos donos da empresa, de que não se trata apenas dos valores palpáveis, mas também do prestígio da empresa, da confiança dos clientes -- que, em última análise, contribui para atrair novos clientes. isso sem falar da recuperação que será lenta (eu pensaria duas vezes antes de depositar minha confiança na terra depois dos fatos).

outro detalhe é que deveriam ser contados, na análise de risco, os lucros cessantes de quem é cliente empresarial da terra e depende deles, por exemplo, para fazer negócios. se havia acordos de nível de serviço fechados com os clientes empresariais estes podem sentir-se lesados e exigir indenizações ou compensações, ou simplesmente mudar de provedor.

meus r$ 0,02,

marlon.

/*
Marlon Borba
Divisao de Suporte Tecnico
TRF 3a. Regiao
(11) 3311-4683 e 9692-8357
mborba at trf3.gov.br - marlonborba at acm.org
-------
Association for Computing Machinery
Member #UK42160
Internet Society
Member #1330387
*/

>>> bruno.ferreira at primesys.com.br 16/04/03 14:09 >>>
João,

Acho pouco provável que os técnicos do Terra não tenham pensado em uma
solução maravilhosa de disaster recovery, entretanto devem ter sido barrados
por questões orçamentarias, ou seja a comissão executiva da empresa
assumiu o risco e agora está pagando por isso.