[GTER] Problemas no Terra

Edgard Castro edgard.castro at corp.ibest.com.br
Wed Apr 16 16:25:00 -03 2003

> O problema pode estar em ter colocado todos os ovos em uma única
> cesta.
> Apesar de ser uma ótima alternativa para diminuir os custos de
> administração fica-se com um grande ponto de falha.
>
> Isso esta' parecendo uma daquelas conclusoes geniais do PHB (chefe do
> Dilbert): "Puxa, se eu reduzir o meu custo a ZERO, meu lucro sera'
> MAXIMO!" :-)

	Pior eh que eu conheco um bocado de gente que pensa assim! :-)

> marketing
> equipamentos.  ;-).
>
> Dependendo do caso, acho MUITO MAIS EFICIENTE, BARATO E
> SEGURO colocar aarays RAID-5 locais em cada maquina, ate' por
> software mesmo (muitas vezes e' mais do que rapido o suficiente).

	Com certeza, a gente aqui usa um misto de arrays (0, 1 e 5) e alguns
EMCs para separar e espelhar os storages.

	Basicamente, a grande parte do acesso primario vai para os EMCs,
espelhado em disco normal (ibm sharks, storages scsi, etc), seja via backup,
seja online via aplicacao, etc.

	Abracos,
	Edgard

---