[GTER] Problemas no Terra

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Wed Apr 16 15:49:01 -03 2003

Prezados,

> O problema pode estar em ter colocado todos os ovos em uma única cesta.
> Apesar de ser uma ótima alternativa para diminuir os custos de
> administração fica-se com um grande ponto de falha.

Isso esta' parecendo uma daquelas conclusoes geniais do PHB (chefe do
Dilbert): "Puxa, se eu reduzir o meu custo a ZERO, meu lucro sera'
MAXIMO!" :-)

> Acredito que eles tenham caído no canto da sereia da EMC. O marketing deles
> é extremamente convicente quanto a disponibilidade dos equipamentos.  ;-).

Dependendo do caso, acho MUITO MAIS EFICIENTE, BARATO E SEGURO colocar
aarays RAID-5 locais em cada maquina, ate' por software mesmo (muitas
vezes e' mais do que rapido o suficiente).

Tem o esforco de administracao extra, mas para a nossa realidade aqui
na Terra Brasilis (equipamento caro e mao-de-obra barata), se for fazer
a conta e ver que o delta-$ de um EMC da vida da' para pagar 5000 anos
de salario do SysAdmin...

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)