[GTER] P2P e IPv6

Alexandre L. Grojsgold algold at rnp.br
Sun Apr 6 12:52:00 -03 2003

> Ate ai tudo bem sao 128 bits para brincar a vontade contra os 32 bits
> atuais.  Mas o problema é como migrar todos os equipamentos que hoje
> falam IPv4 para IPv6,

Salvo engano, as discussões sobre IPv6, suas vantagens e sua disseminação
acabam convergindo para o enorme espaço de endereçamento que fica
disponível:

  - as outras "features" do IPv6 são de certa forma cobertas por
    acréscimos ao IPv4, feitos nos últimos anos;

  - no futuro um monte de novos dispositivos (celulares, PDAs, geladeiras,
    televisões) precisarão de nedereços IP únicos e roteáveis pela rede
    global.

Um assunto, entretanto, que parece-me não ser suficientemente ventilado é
como esse número imenso de endereços poderia ser eficientemente roteado
através da rede, face a um provável aumento proporcional das tabelas de
roteamento global.

Uma resposta para esse problema poderia ser roteamento estritamemte
hierárquico, mas essa é justamente a proposta do CIDR. E sabemos das
forças em jogo nesse caso, que trabalham contra a hierarquia.

Alexandre.