[GTER] P2P e IPv6

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Apr 4 04:02:01 -03 2003

Fabio Oliveira wrote:
> Grande Reinaldo sempre com otimas dicas.
>
> So uma observacao, que seria legal teu comentario com tua visao a partir
> dai onde reside 90-95% dos recursos de Internet.
>
> Todos sabemos que a proposta do IPv6 é a grande solucao para atender a
> demanda por enderecos Internet e por novos serrviços, oferecendo suporte
> a diversas caracteristicas  tais como:
> - source routing  (roteamento definido pelo sistema que origina o pacote)

Cuidado com os nomes!

Source Routing é outra coisa.  O que voce quiz dizer é source based
routing, ou mais amplamente, policy based routing.

> - fragmentacao realizada na origem

Path MTU Discovery?  Nao chamaria isso de fragmentação...

> - mecanismos de QoS e de segurança com suporte nativo no IPv6

Em teoria, mas na prática...

Nem pense em Multicast sobre IPv6.  A teoria é ótima...

> - campo com identificacao de provedor
> entre outras...

Essa eu não entendi...

> Ate ai tudo bem sao 128 bits para brincar a vontade contra os 32 bits
> atuais.
> Mas o problema é como migrar todos os equipamentos que hoje falam IPv4
> para IPv6, eu imagino a grandeza de esforço para fazer isso sem criar um
> grande impacto na rede.
>
> Me lembro que há 1 ano e meio atras discutimos algo la em Santa Clara
> sobre IPv6, numa conversa sobre Content e multiservices network, com o
> pessoal de engenharia da Nortel, e as melhores previsoes deles eram de
> migracao parcial no final de 2005.

Quem vai incentivar o IPv6 são os paises asiáticos (com poucos IPs e
muita população) e a telefonia móvel (cada celular com seu IP).

O item 3) já existe, há muito tempo.

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br
--
"the West won the world not by the superiority of its ideas or values
or religion but rather by its superiority in applying organized