[GTER] Porta do Kazaa Ligth

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Apr 4 05:18:00 -03 2003

Luis Marcelo de Almeida Nogueira wrote:
> [...]
> JCML> ainda corre o risco de ser processado por invasão de privacidade.
>
> Ops! Depende! Nas redes que mantenho a politica é ditatorial. Eu olho
> tudo, incluindo e-mail. Obviamente estou falando de pequenas empresas
> (na verdade escritórios de advocacias). Num deles, havia um certo
> paralegal, responsável por 50%, nada menos que 50% do uso da nossa
> banda. Ele ficava o dia inteiro nos canais pornos do UOL. A partir do
> momento que passei a forçar o proxy, e publicar os relatórios do SARG,
> este fulano, que quase foi despedido (pois já era a 2 vez que o fato

Também já fiz isso, e consegui resultados semelhantes, mas demitir na
UFRJ não é uma palavra comum...  O que eu podia fazer era filtrar no
proxy os sites ou mesmo o IP do usuário.

Acontece que é bem diferente voce analisar pacotes de uma rede pela qual
a empresa está pagando e os funcionários usando, e analisar pacotes de
seus clientes de telecomunicações...

> Um outro fato, que me veio a memoria, mas acabei de esquecer
> completamente (e se me perguntarem eu nego). Foi na época do Sampaio
> Doria na presidência da Telesp Celular, alguém, não lembro qual
> diretor, afirmou certa vez que, no inicio, 60% das conversas no
> celular era "baixaria", 20% banalidades do tipo "como esta o tempo" e
> o restante algo mais sério ou não banais. Não sei se isto ocorria
> porque no inicio era novidade, era caro, sinal de status, ou sabe-se
> lá qual razão... Sem dúvida o perfil do usuário mudou.

Não vou nem perguntar como mediram isso...

> Any way, tem alguma analise por porta?

Já trabalhei num grande provedor que tinha, mas acho que é informação
interna e prefiro não comentar a respeito.

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br
--
"the West won the world not by the superiority of its ideas or values
or religion but rather by its superiority in applying organized