[GTER] P2P e IPv6

Fabio Oliveira fabio at ipway.com.br
Thu Apr 3 21:11:01 -03 2003


P2P e IPv6Grande Reinaldo sempre com otimas dicas.

So uma observacao, que seria legal teu comentario com tua visao a partir dai onde reside 90-95% dos recursos de Internet.
 
Todos sabemos que a proposta do IPv6 é a grande solucao para atender a demanda por enderecos Internet e por novos serrviços, oferecendo suporte a diversas caracteristicas  tais como: 
- source routing  (roteamento definido pelo sistema que origina o pacote)
- fragmentacao realizada na origem
- mecanismos de QoS e de segurança com suporte nativo no IPv6
- campo com identificacao de provedor 
entre outras...

Ate ai tudo bem sao 128 bits para brincar a vontade contra os 32 bits atuais. 
Mas o problema é como migrar todos os equipamentos que hoje falam IPv4 para IPv6, eu imagino a grandeza de esforço para fazer isso sem criar um grande impacto na rede. 

Me lembro que há 1 ano e meio atras discutimos algo la em Santa Clara sobre IPv6, numa conversa sobre Content e multiservices network, com o pessoal de engenharia da Nortel, e as melhores previsoes deles eram de migracao parcial no final de 2005. 
 
Sei que uma das formas de se utilizar ja o IPv6 e este exemplo que voce deu ai com criacao de tuneis, mas nao resolve muito o restante né...Entao quando voce fala que acha que vai decolar, o que na verdade isso quer dizer: (1) inicio de esforcos, (2) alguma padronizacao para os equips., (3) alguma outra tecnica que permita migracao planejada, onde os dois sistemas possam conviver juntos sendo traduzidos de IPv4 p/ IPv6 e vice-versa, enfim o que esperar realmente quanto a implementacao do IPv6??

gde. abraço,

Fabio
  ----- Original Message ----- 
  From: Reinaldo Penno 
  To: 'gter at eng.registro.br' 
  Sent: Thursday, April 03, 2003 7:41 PM
  Subject: [GTER] P2P e IPv6


  Para quem nao esta sabendo  existe um novo software de P2P chamado http://www.threedegrees.com/ em que os tuneis rodam sobre IPv6. No ultimo IETF teve uma sessao informal sobre essa tecnologia, que eh patrocinada pela microsoft...acho que agora o IPv6 decola. 



  Abracos, 

  Reinaldo 

-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <https://eng.registro.br/pipermail/gter/attachments/20030403/fed07d4c/attachment.html>


More information about the gter mailing list