[GTER] Porta do Kazaa Ligth

Michel Angelo da Silva Pereira michel at michel.eti.br
Thu Apr 3 19:47:00 -03 2003

	Pelo que eu sei, em relação aos caches ainda não existem tal topologia,
mas sobre baixar os arquivos por partes com assinatura, o cliente
gtk-gnutella já faz isso.
	Quando eu vou puxar um vídeo de 20MB, e ele detecta que mais 5 usuários
contém o mesmo vídeo, então é gerada uma assinatura em SHA1 de uma parte
(1.5MB por exemplo) do arquivo e começa a disponibilizar isso para mim.
	E isso é feito consequentemente com todos os outros arquivos,
melhorando muito a velocidade de download, e congestionando apenas o meu
link com a Internet.

	Apenas os meus .02 centavos =)

t+

Fernando Ulisses dos Santos wrote:

> talvez o que precisamos então é de uma reengenharia do protocolo P2P,
> para aproveitar melhor a banda da última milha.
>
> quem sabe algo como um "cache", quando um cliente P2P recebe um conteúdo
> para compartilhar ele pega esse conteúdo e envia partes aleatóriamente
> para outros clientes com um MD5Sum, assim, cada cliente P2P teria uma
> parte de muitos arquivos que podem ser compartilhados.
>
> quando outro usuário solicita o arquivo, recebe a lista dos MD5Sum e
> pode fazer download de diferentes pontos, se os caches forem grandes,
> [...]

Sun SCSA - Certificado Conectiva
Security Officer - Net Site S.A.
michelpereira at netsite.com.br