[GTER] Porta do Kazaa Ligth

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Apr 4 03:39:01 -03 2003

Leandro M Bertholdo wrote:
> FUdS> quem sabe algo como um "cache", quando um cliente P2P recebe um conteúdo
> FUdS> para compartilhar ele pega esse conteúdo e envia partes aleatóriamente
> FUdS> para outros clientes com um MD5Sum, assim, cada cliente P2P teria uma
> FUdS> parte de muitos arquivos que podem ser compartilhados.
>
> FUdS> quando outro usuário solicita o arquivo, recebe a lista dos MD5Sum e
> FUdS> pode fazer download de diferentes pontos, se os caches forem grandes,
> FUdS> corre o risco de ter partes do arquivo no "vizinho", ele baixa as
> FUdS> partes, compara o MD5Sum original e remonta o arquivo.

> [...]

edonkey2000/emule?
gnutella?
Conectar no cara que tem o menor tempo de ping?

É, acho que já existe sim...

> FUdS> nesse caso, as operadoras e provedores poderiam manter um servidor cache
> FUdS> gigantesco, seria até um diferencial.
>  nao eh compativel com o conteudo que passa por ai (ilegal)
>  a empresa que tinha um protocolo parecido com esse foi processada e
>  teve de desligar seus equipamentos, lembra?
>  Quem quer baixar algo "legal" usa http ou ftp.

Além do que, um servidor de cache nesses casos só serviria para reduzir
as conexões a servidor, que são de trafego baixo.  As transferências
pesadas são p2p, dai o nome.   ;-)

> FUdS> também, para escolher quais arquivos vão para o cache, pode ser feito um
> FUdS> algorítimo baseado nas consultas, arquivos mais baixados ou algo assim.
> tambem ja tem, inclusive escolhe quais os mais rapidos, de melhro
> qualidade, etc.
>
> O protocolo eh tao bom que aquelas mensagens indicando as portas a
> bloquear sao o mesmo que nada.
>
> A unica forma de bloqueio e contabilizaçao é atraves do string KazaA que
> aparece no incio da conexao (e isso tambem pode ser alterado) basta
> distribuirem outra versao. O software é muito bem feito!!!

Internet é uma anarquia: O que fizerem para bloquear o seu uso, será
reinventado pelos usuários para ser burlado.  Que tal o IP sobre HTTP?

Quem sabe algum dia teremos p2p sobre email?  Já não temos SCSI sobre IP
e Frame-Relay sobre IP?  Acho que isso não é loucura...

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br
--
"the West won the world not by the superiority of its ideas or values
or religion but rather by its superiority in applying organized