[GTER] Porta do Kazaa Ligth

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Fri Apr 4 03:21:00 -03 2003

Reinaldo Penno wrote:
> Rubens,
>
> em primeiro lugar a banda eh sempre fixa, P2P nao esta
> consumindo "mais banda". O meu provedor me vendeu
> 768kbs de download, se ele esperava que eu so usasse
> 30kbs isso eh problemas dele. Isso nao tem nada a ver
> com P2P per se, mas a razao de overprovisioning que o
> carrier resolveu apostar.

Aqui no Brasil, todo provedor de banda larga que eu parei para ler o AUP
tinha uma clausula dizendo que, a qualquer momento o provedor poderia
vir a cobrar um extra por byte caso o usuário ultrapasse uma franquia
definida.  Nao sei se algum já faz isso na prática.

O problema disso é que esse tipo de medida foi feito pensando em
downloads e p2p, mas nego esquece que se vende banda larga no Brasil
como uma forma de ter multimedia real via internet, e que se eu quiser
ficar conectado em algum canal de audio/video o dia inteiro, pode ser
pior do que qualquer p2p, e o usuário médio nem vai saber por que foi
sobretaxado naquele mês...

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br
--
"the West won the world not by the superiority of its ideas or values
or religion but rather by its superiority in applying organized