[GTER] Porta do Kazaa Ligth

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Apr 3 17:46:01 -03 2003

> 	Você sabe que paga pouco por causa do overprovisioning, não? Você
> sabe também que o acesso precisa se pagar... O que você parece estar
> supondo é que o preço do acesso pode ser abaixo do custo contanto que ele
> gere novos clientes. Mas como isso vai acontecer se os novos clientes
> vão gerar receita menor que o custo mensal? Como é que o custo de
> investimento vai ser recuperado?
>
> 	É óbvio que quanto menor o custo e os preços, melhor, mas é
> necesário enfrentar uma realidade, que é a que ferramentas P2P aumentam o
> custo do sistema como um todo. De alguma forma isso precisa ser
> [...]

sinceramente, as aplicações p2p, afora a questão legal de violação de direitos
intelectuais, são estúpidas no que toca ao uso do recurso escasso na internet,
a banda. os mesmos dados circulam várias vezes pela rede, cada vez que são
copiados (ilegalmente, em geral). compare isso com a elegância do multicast.

não tenho dúvida que os preços de acesso 'banda larga' só são o que são por
causa do overprovisioning e se as hipóteses estatísticas que permitem manter
esses preços se romperem por causa do lixo p2p é certo que os preços de acesso
terão que subir. e não adianta dar mais banda, porque se hoje trocam áudio,
logo mais trocarão filmes e depois holografia...

os provedores que estão "felizes" com o crescimento de demanda (e de receita)
por causa do p2p estão cometendo o mesmo erro dos que acreditam nas correntes
da felicidade e motos contínuos em geral. uma hora o crescimento da demanda
cessa e aí não tem como pagar os upstream e peerings. a qualidade do serviço
vai pro vinagre justamente por causa das mesmas aplicações p2p que serviram
para alavancar o crescimento. política suicida a médio prazo.

cada vez mais acredito que a única saída para a iternet sobreviver às práticas
predatórias (spam, p2p) é tarifando esses serviços. quem sabe assim os kazaas
da vida possam até sair da ilegalidade porque parte da tarifa poderia ir para
o pagamento dos direitos autorais. tarifar e-mail é fácil, kazaa são outros
quinhentos réis, mas não deve ser impossível.

danton.