[GTER] Porta do Kazaa Ligth

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Thu Apr 3 17:13:00 -03 2003

On Thu, 3 Apr 2003, Reinaldo Penno wrote:

> em primeiro lugar a banda eh sempre fixa, P2P nao esta
> consumindo "mais banda". O meu provedor me vendeu
> 768kbs de download, se ele esperava que eu so usasse
> 30kbs isso eh problemas dele. Isso nao tem nada a ver
> com P2P per se, mas a razao de overprovisioning que o
> carrier resolveu apostar.

	Não se fala, normalmente, da banda da última milha, mas da banda
do provedor com a Internet. Se você usa, 24x7, 768kbps, então ele vai
precisar, somente para você, de 768kbps a mais, pelos quais ele paga. Você
aumenta a média de uso e, portanto, diminui a capacidade dos provedores de
fazer overprovisioning.

	Você sabe que paga pouco por causa do overprovisioning, não? Você
sabe também que o acesso precisa se pagar... O que você parece estar
supondo é que o preço do acesso pode ser abaixo do custo contanto que ele
gere novos clientes. Mas como isso vai acontecer se os novos clientes
vão gerar receita menor que o custo mensal? Como é que o custo de
investimento vai ser recuperado?

	É óbvio que quanto menor o custo e os preços, melhor, mas é
necesário enfrentar uma realidade, que é a que ferramentas P2P aumentam o
custo do sistema como um todo. De alguma forma isso precisa ser
financiado. Pode ser que você esteja certo e que o aumento de escala
compense, mas eu tenho a impressão de que se isso acontecer, vai ser com
preços maiores. E não pense que eu estou torcendo para isso. Pelo
contrário.

> Eu acho que as unicas pessoas que reclamam dessa
> situacao, sao:
>
> 1 - operadores que nao estao a fim de configurar mais
> equipamentos

> 2 - instituicoes de ensino que tem alguma AUP contra o
> uso de P2P e tem que fazer algo para bloquea-lo..volta
> ao passo 1...

	Parece que ninguém se importa com custo por aí...

	André