[GTER] Porta do Kazaa Ligth

Reinaldo Penno rapenno at yahoo.com
Thu Apr 3 16:18:01 -03 2003

Rubens,

em primeiro lugar a banda eh sempre fixa, P2P nao esta
consumindo "mais banda". O meu provedor me vendeu
768kbs de download, se ele esperava que eu so usasse
30kbs isso eh problemas dele. Isso nao tem nada a ver
com P2P per se, mas a razao de overprovisioning que o
carrier resolveu apostar.

P2P faz com que a razao de overprovisioning diminua,
eh por isso que varios carriers (qwest, bell, verizon,
etc) estao fazendo um upgrade de alguns equipamentos
chave da rede e aumento o link dos seus peering
points.

Isso eh pago diretamente pelos novos usuarios que eles
estao conseguindo.

Eu acho que as unicas pessoas que reclamam dessa
situacao, sao:

1 - operadores que nao estao a fim de configurar mais
equipamentos

2 - instituicoes de ensino que tem alguma AUP contra o
uso de P2P e tem que fazer algo para bloquea-lo..volta
ao passo 1...