[GTER] Linux e Mac proibidos na StarOne

Andre-Gustavo Albuquerque gustavoa at nortelnetworks.com
Mon Sep 23 18:09:01 -03 2002

  Olha Rubens, já existe acordão no STJ à respeito e
não é a favor das Teles. O contrato de adesão de algum
serviços já depõe contra eles, no sentido de que não
dão opção ao usuário para não acessar se não for por
provedor.

http://www.stj.gov.br/webstj/Processo/JurImagem/frame.asp?registro=200100568
169&data=03/09/2001

  O acordão do STJ derruba a tese de que acesso à
Internet é Serviço de Valor Agregado. Essa é a base da
argumentação da ANATEL, ao ser questionada sobre esse
problema. A ANATEL cita a LGT, no artigo 61, que versa
sobre serviço de comunicações e de valor agregado, e
tira suas próprias conclusões assumindo que acessso à
Internet é Serviço de Valor Agregado.

  Resumindo: não existe obrigação formal de Teles
oferecerem acesso à Internet via provedor de acesso.
É um conceito defendido atualmente pela ANATEL, mas
já não é mais juridicamente válido.

  Gustavo Albuquerque