Re: [GTER] Senador quer normatizar serviços de regis tro de domínios na Internet

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Oct 28 12:37:01 -03 2002

On Mon, 28 Oct 2002, Fernando G Lima Silva wrote:

> At 10:58 28/10/02 -0300, you wrote:
>
> Well,
>
> O que você escreveu aí em baixo foi (corrija se estiver errado):
>
> Os domínios são unívocos, isto é, únicos (certo ??!!!). Uma marca também
> !!! Acho que não se pode ter duas marcas iguais e caso ocorra , o primeiro
> que registrou leva, certo ?

errado. pode ter duas marcas iguais desde que sejam ramos de negócio
diferentes. esses vários ramos de negócio mapeiam todos para .com.br, de modo
que marcas não mapeiam em domínios de forma unívoca. Além disso marcas tem
escopo geográfico (quantas panificadoras 'flor do minho' existem pelo Brasil?)

> Os domínios são hierárquicos, isto é, temos o .com, depois .com.br,
> nam.br, etc e tal (certo ??!!!). Onde está o problema ? Se eu por exemplo
> criasse um produto sapao. Rapidamente faria seu registro nas marcas e
> patentes e estaria garantido meu controle na InternetBR. Se existe em
> alguma outra hierárquia br outro sapao eu poderia tomar posse pois eu sou
> o dono da marca...

marcas podem ser usadas para resolver conflitos ou para impedir que um
picareta qualquer registre um domínio para depois vendê-lo a peso de ouro para
o dono da marca, mas não acredito que possa ir além disso. Isso já foi
discutido há muito tempo, mil novecentos e noventa e chongas.

Danton