[GTER] Re: Bloqueio do 200.128/9 no exterior - mais ainda?

Alexandre L. Grojsgold algold at rnp.br
Tue Oct 15 13:03:00 -03 2002

Cristine,

Algumas observações breves sobre seu mail:

> Infelizmente nao ha' muito o que fazer.  A NASA por exemplo tem uma
> recomendacao permanente de boqueio do bloco 200.128/9.  Ja'
> conversamos com eles varias vezes, mas sao irredutiveis.  Como neste
> caso e' somente uma recomendacao, algumas redes bloqueiam, outras nao,
> e o resultado final nao e' um bloqueio total.

Se já tivemos contato com a NASA a respeito, eu fico curioso em conhecer
os argumentos deles. Continuo achando que, por mais que a concentração de
hackers no Brasil seja elevada, não se justifica um bloqueio que tem
nítido caráter *nacional*. Também continuo achando que o assunto deveria
ser levado ao Itamaraty. Falo sério.

Bloquear um país inteiro para evitar ataques está na mesma linha
ideológica da solução bombardear com napalm a favela para acabar com o
narcotráfico.

Digo isso já rindo e imaginando que muitos dos leitores da lista devem
achar que ambas as idéias são boas e válidas. Bom, para esses peço que
reflitam  um pouco mais a respeito.

> Nos nao temos nenhum poder de obrigar redes brasileiras a seguirem as
> recomendacoes basicas de seguranca -- e enquanto existir pessoal nas
> coordenacoes de backbones que achar que seguranca so' atrapalha, eles

Os backbones são frequentemente nessa lista culpados por todas as mazelas
da suposta insegurança da rede brasileira. E acho que um tanto
injustamente.

Você fala em recomendações básicas de segurança, mas sinceramente não
consigo imaginar que recomendações seriam essas. Mesmo no site do NBSO o
que se encontra são recomendações aos administradores de redes de usuários
finais - questões de sinc. de tempo, DNS seguro, mail relays fechados, etc
.. Nada que um provedor de backbone deva seguir.

Alexandre.