[GTER] Re: [GTER] Re: [GTER] Dúvida

Juliano Primavesi juliano at cyberweb.com.br
Mon Oct 7 09:43:00 -03 2002

Giordani,

De fato existem protecoes contra bots que envolvem limite de numero x de
pesquisas em um determinado tempo vindas de um determinado IP, o que nao
eh impossivel de se burlar se for utilizada uma grande gama de bots que
atualizam uma mesma base de dados, consultando em intervalos de 30 em 30
minutos por exemplo, algo hoje imperceptivel ao sistema do registro.br.
Existe ainda um mecanismo no registro.br que, quando detecta um IP ou
classe de IPs que fazem muitas consultas de tickets ao sistema do
registro, bloqueia os Ips permanentemente (nao por simplesmente minutos
ou horas como comumente acontece), podendo expandir-se 'a classe inteira
do Ip. Sao mecanismos interessantes que venho pesquisando.

Nao creio que o limite de conexoes excedido tenha a ver com isto
justamente por este fato, inclusive por que os bots consultam os
TICKETS, que possuem regras mais rigidas e... esta mensagem aparece mais
com frequencia em consultas a dominios.

Se eu estiver errado, favor, alguem do Registro me corrija :)

Abracos
Juliano