[GTER] Re: Dúvida

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Mon Oct 7 18:28:00 -03 2002

Giordani,

Vale explicar aqui como funciona o serviço whois do Registro.br

 - Só aceita consultas por chave direta, ou seja, não permite
    consultas por [pre|su]fixo ou por expressões regulares.
 - Aplica restrições com relação a taxa de consultas baseado no tipo do
    objeto.
 - O espaço de nomes não é divulgado de forma alguma.

Nas situações aonde o espaço de nomes é previamente conhecido devido a
uma característica do sistema (tickets e IDs sequenciais) nós estamos
aplicando restrições com relação a chave de consulta e os dados que
são fornecidos o que também impede varreduras.

Como já dito por alguém aqui na lista, é impossível de se diferenciar
uma varredura lenta de forma distribuída sem relação aparente das
consultas a carga normal de consultas que o serviço recebe.

Além do exposto acima, infelizmente a única restrição a mais que pode
ser aplicada é o não fornecimento dos dados de contatos.

Como a solução acima é inviável em registros declaratórios de
interesse público, o que se deve fazer é aplicar a restrição de
Copyright dos dados.

Caso existam dados concretos de venda de informações obtidas da base
do Registro.br, por favor envie para hostmaster at registro.br para que
as providências legais possam ser tomadas.

[]s
Frederico