[GTER] Broadcast Ethernet Wireless (Area Comercial ouvindo a area Tecnica)

adailton at icomnet.com.br adailton at icomnet.com.br
Fri May 24 12:11:06 -03 2002

Prezadas (os),

Acho muito importante a questão levantada pelo Jero, principalmente em relação
à garantia de um "nível mínimo de privacidade" do usuário, que não está sendo
considerada por alguns ISPs.

Há ISPs vendendo  "gato por lebre", e o inocente e ingênuo usuário acredita
piamente que está adquirindo/utilizando um sistema com relativa segurança, mas
tá na verdade com suas informações expostas sem ter a mínima idéia do que está
ocorrendo.

Uma estorinha: Quando estava com meu acesso speedy bloqueado, resolví partir
para outra alternativa. A nível de teste, me foi cedido por 30 dias um acesso
Wireless por um ISP. Para minha surpresa, apareceu em "toda rede", pelo menos
uns 60 grupos e umas 150 máquinas (empresas e pessoas físicas). Algumas dessas
máquinas estavam com disco compartilhado sem senha. Já imaginaram? É uma
verdadeira festa para os instrusos! Neste caso, os sniffers são facilmente
comparados aos grampos telefônicos.

No perído em que o PC ficava ligado, o firewall bloqueava/registrava diversas
tentativadas de acesso, principalmente através de NetBIOS.

Cada célula Wireless é um único domínio de broadcast, o que já é um problema
grave de segurança, mas várias células com várias regiões da cidade ou até a
cidade inteira, agrava ainda mais a situação, sem mencionar a "lerdeza" da
conexão. Além disso o bloco IP era um /16 da rede 10.

Daí a importância de se ter recomendações e regras mínimas de acesso para
minimizar estes problemas. E que estes problemas e recomendações sejam
amplamente levados a conhecimento dos usuários, e que os usuários (pessoa
jurídica ou física) façam valer seus direitos através de seus representantes
junto ao CGI (afinal, os representantes dos usuários junto ao CGI estão lá pra
isso!) e/ou aos órgãos competentes.

Abraço,
Adailton Silva