[GTER] TCP Window Size / Tune

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Thu May 23 10:25:00 -03 2002

| Quero aumentar a performance de uma rede aqui, o link eh de 2 Mb entre um
| campus e outro, mas
| nunca a utilizacao esta mais que 60%. Acho a taxa de transferencia muito
| baixa, principalmente nas
| maquinas Windows.

O link é rádio ? Em rádio a taxa nominal se refere a um número half-duplex,
então a utilização em aplicações full-duplex nunca será de 100%; 60% nesse
caso já estaria até muito bom, melhor do que o esperado.

Se o firewall faz proxy o window size dele é relevante, senão o que importa
é apenas o controle fim-a-fim.

| daria problema um window
| size de 64k nos firewalls e um window size de 8k nas maquinas Windows que
| eh o default.

Não deveria dar nenhum problema, a negociação de janela tem como princípio o
máximo que ambos os lados suportem.

| Achei em alguns lugares o modo de trocar o window size do Windows, mas
| queria saber se tem um
| jeito de calcular o melhor window size baseado na velocidade do link /
ping?

O tamanho configurável é o valor máximo. O valor efetivo da janela para cada
conexão é negociado em cada uma, e vai aumentando conforme os dois lados vão
tendo respostas rápidas e sem perda de pacotes.

O melhor tamanho de janela é função do tempo de propagação ida-e-volta, não
diretamente da velocidade do link. Em links terrestres em escopo
metropolitano o tempo de propagação acaba sendo dependente da velocidade
pois é predominante o tempo de serialização dos dados, mas em outras
situações (links terrestres nacionais e internacionais, links rádio de
qualquer distância ou links satélite) isso pode não ser verdade.

Rubens