[GTER] Area Comercial ouvindo a area Tecnica
Carlos Ribeiro
cribeiro at mail.inet.com.br
Tue May 21 10:22:00 -03 2002
Jero,
Obrigado pela deixa... mas eu gostaria de abordar um problema por um lado que
talvez seja mais chato, aproveitando a presença maciça de representantes da
área técnica no GTER.
Acho que o problema (infelizmente) não é tão simples assim. A própria área
técnica ainda tem muito que evoluir para que possa cobrar uma maior atenção
da área comercial.
- Em primeiro lugar, nem sempre o que é viável tecnicamente é viável
comercialmente.
- Mesmo que seja viável comercialmente, pode não ser interessante
comercialmente.
O problema é que a tendência do técnico é desprezar os motivos alegados pelo
comercial. Muitas vezes com razão - o comercial pode estar se agarrando a
modelos antigos de negócio, ou simplesmente não entender muito bem o
problema. Mas o que não se pode fazer é usar argumentos puramente técnicos
para convencer alguém que tem um perfil diferente, e que é vulnerável a
outros tipos de argumento.
Para "convencer" a área comercial, é preciso mais paciência, e mais
importante: é preciso aprender a juntar evidências quantitativas dos
problemas. A tendência da área técnica é medir os problemas puramente em
termos qualitativos (o que é melhor), sem se preocupar em medir o QUANTO é
melhor.
Também é importante aprender a fazer compromissos. Nem sempre se acerta da
primeira vez. Isso não é desculpa para não fazer direito, mas permite que
possamos pensar em um prazo um pouco mais longo para acertar as coisas.
Veja o problema de segurança em MTUs. Há várias formas de resolver o
problema, sendo que os switches com separação de VLANs são uma das mais
simples e efetivas. Mas será que era viável economicamente na época? Por mais
que seja ÓBVIO para um técnico que o sistema não era interessante, faltou
MEDIR isso, em termos de valor: quantos clientes se recusariam a usar o
sistema; quanto custaria para consertar o sistema depois; etc.
O problema do SPAM segue uma linha parecida. Deixe-o por conta dos técnicos,
e vamos fuzilar todos os spammers, certo? Mas qual seria o argumento
QUANTITATIVO? Quanto custa transportar SPAM? Qual o risco de perder clientes
por conta de SPAM? Sem esses números, nenhum administrador em sã consciência
vai ouvir a área técnica.
Se depois de todos os argumentos, a área comercial insistir em uma solução
meia-boca, então é importante procurar um compromisso; buscar soluções que
permitam a evolução futura para um sistema melhor. Isso quase sempre é
possível, mesmo quando a área comercial é muito resistente. [O argumento da
escalabilidade do sistema costuma ter um apelo interessante - o comercial
normalmente prioriza o curto prazo, mas jamais vai querer deixar os clientes
esperando quando o sistema ficar congestionado...]
Enquanto não resolvemos isso, ficamos divididos em dois times, e os clientes
seguem mal atendidos.
Carlos Ribeiro
CTBC Telecom
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