[GTER] Area Comercial ouvindo a area Tecnica

Jeronimo de A Barros jero at i2.com.br
Tue May 21 09:49:00 -03 2002

Oi...

	Carlos, espero que oque voce propoem possa ser implementado.

	Sem querer parecer radical, mas boa parte do problema que temos
hoje e' justamente a area comercial nao querer muito papo com a area
tecnica (Dilbert ?).

	O caso do Danton por exemplo me faz lembrar os primeiros
condominios que nos procuraram para montar backbones para acesso Internet
aos apartamentos, isto em 1995, e quando haviamos dito que seria
necessario a compra de switches ethernet (caro para a epoca, mas nada que
nao pudesse ser amortizado) para nao haver problemas de seguranca (um
aprtamento ver oque que o outro estava acessando) todo mundo desistia e
preferia arranjar outra empresa que simplesmente ligasse uns HUBs xingling
direto na saida do router.

	Acredito que no caso dos tais backbones deve ter sido a mesma
coisa, pelo oque acompanhei na lista, solucoes existem e aos montes para o
caso do Danton, mas como seguranca e' um dos primeiros itens a serem
cortados nos orcamentos destas empresas, temos hoje o resultado desta
omissao.

	Portanto, se houvesse um corpo tecnico coeso que pudesse fazer
recomendacoes doque uma rede publica/compartilhada necessita para ser
considerada segura e funcional, mais tarde nao poderia haver desculpas do
backbone do tipo "nao sabia", seria realmente muito bom.

	Como a area comercial so' houve a area tecnica quando alguma coisa
aperta, seria interessante tambem que este grupo tecnico pudesse
disponibilizar, primeiro de forma reservada para o backbone e mais tarde
publicamente as caracteristicas da tal rede.

	Digo que o primeiro relatorio deve ser reservado para que o
backbone tenha tempo de fechar os furos, e apos um periodo de tempo (1
mes? 2? 3 meses?) um novo relatorio seria elaborado e levada a publico
para que os consumidores soubessem exatamente oque estariam comprando.

	Mais um sem juizo ou pode ser implementado ? ;-)

Abracos, Jero