[GTER] Speedy business - novela de roteamento

Reinaldo Penno reinaldo_penno at nortelnetworks.com
Sat May 18 00:26:00 -03 2002

Pensando que algumas pessoas usam PPPoE/PPPoA so para ter o nome e senha e
nao porque o PPP traga algum beneficio, alem de existirem muitos metodos de
autenticacao (DHCP autenticado, PPPoE, PPPoA, EAPoE, Captive Portal, etc)
para diferentes redes de acesso o IETF criou o PANA WG.

A finalidade eh ter um so protocolo de autneticacao independente do meio de
acesso. Finalmente o protocol permite carregar qualquer tipo de
identificacao entre o PaC (cliente) e o servidor (PAA), resolvendo o
problema de identificacao de usuario em qualquer camada necessaria.

http://www.ietf.org/internet-drafts/draft-ietf-pana-requirements-01.txt

http://www.ietf.org/html.charters/pana-charter.html

A solucao final sera muito provavelmente EAP over IP. O pessoal do WG das
diversas empresas estao codificando clientes e servidores para um bakeoff
que sera realizado em breve. A maioria das implementacoes aproveita a camada
EAP dos stacks 802.11 e basicamente mapeiam em IP direto, ja que EAP tem
seus proporios mecanismos de retransmissao...bom pelo menos a minha eh
assim...(;-)

-Reinaldo