[GTER] Traffic Engineering

Reinaldo Penno reinaldo_penno at nortelnetworks.com
Mon May 6 13:15:00 -03 2002

Carlos,

concordo contigo..Como disse o Claus? (quando ainda estava na Embratel) em
uma palestra sobre otimizacao de trafego, sempre se pode fazer traffic
engineering, algumas ferramentas sao bem antigas e totalmente disjuntas do
tema MPLS. So que um backbone/provider dedica 0.0001% do seu tempo a isso.
Nao tem ninguem dedicado para fazer.

Para falar a verdade, traffic engineering nao mais pertence ao grupo de MPLS
to IETF ja faz tempo, agora tem um sub-grupo dedicado a isso e os dois
drafts principais falam justamente sobre o que vc esta abordando, ou seja,
que o mais importante do traffic engineering e o estudo do seu proprio
backbone, coleta trafego, estatisticas, etc e entao depois se escolhe a
ferramenta ideal. E nao o contrario, ou seja, pega uma ferramenta/protocolo
e tenta ver o que da para fazer.

Mais especificamente:

http://www.ietf.org/html.charters/tewg-charter.html

Overview and Principles of Internet Traffic Engineering

http://www.ietf.org/internet-drafts/draft-ietf-tewg-principles-02.txt

Framework for Internet Traffic Engineering Measurement

http://www.ietf.org/internet-drafts/draft-ietf-tewg-measure-02.txt

abracos,

Reinaldo