[GTER] Traffic Engineering

Carlos Ribeiro carribeiro at yahoo.com
Mon May 6 13:03:01 -03 2002


On Mon 06 May 2002 12:08, you wrote:
> Carlos, da próxima vez responderei em offline.

Rodrigo, 

Acho que não há necessidade disso. Flames à parte, a discussão enriquece a 
todos no grupo.

De certa forma, concordo com o que o Reinaldo disse (mesmo que ele também 
seja do time dos fornecedores :-) Gostaria de colocar tudo sob uma 
perspectiva mais ampla; a idéia não é defender um ou outro fornecedor ou 
tecnologia, mas fazer uma avaliação bastante fria e realista.

O tema 'Traffic Engineering', e a própria forma como estamos discutindo aqui 
no grupo, ilustra uma diferença muito grande de perspectiva entre os 
fornecedores de tecnologia (Unisphere, Nortel, e todos os outros...) e os 
verdadeiros usuários dessa tecnologia, dos quais temos vários representantes 
presentes na lista. Em meio a tanto 'hype', muitas vezes fica difícil para 
nós (potenciais clientes) distinguir o que realmente importa daquilo é puro 
marketing. Somente a discussão aberta, isenta de conceitos pré-formatados, 
vai nos permitir atingir a profundidade adequada ao tema.

Sobre a sua resposta original: todos os pontos que você levantou são 
importantes, especialmente se deixarmos de pensar em técnicas específicas - 
que são as soluções - para pensar nos requisitos técnicos e operacionais. 
Para cada problema, há várias soluções possíveis, umas melhores do que 
outras, mas cada uma com seus pontos fortes e fracos. No entanto, ANTES de 
chegarmos a uma arquitetura non-blocking, wire-speed, 'onisciente' e 
'onipresente', é preciso que seja feito o trabalho básico de PLANEJAMENTO DE 
TRÁFEGO. É ele quem nos diz se precisamos de baixa latência, ou se uma espera 
a mais não vai fazer mal nenhum... 

Assim, de volta ao tema... acho que é importante discutirmos o que é a 
engenharia de tráfego, independente do equipamento ou da arquitetura 
específica de cada operadora. Qualquer que seja a tecnologia, o tráfego 
estará lá, e precisamos aprender muito sobre ele ainda. Espero que possamos 
utilizar este grupo - que tem horas de vôo suficientes para pilotar um 
monomotor até Júpiter - para elevar o nível da discussão técnica aqui na 
terrinha.

Espero que essas palavras sejam bem recebidas, e que não estejamos começando 
uma nova 'flame war', que ao final só consegue dividir e esvaziar o grupo.


Carlos Ribeiro
CTBC Telecom



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