[GTER] Traffic Engineering
Carlos Ribeiro
carribeiro at yahoo.com
Mon May 6 13:03:01 -03 2002
On Mon 06 May 2002 12:08, you wrote:
> Carlos, da próxima vez responderei em offline.
Rodrigo,
Acho que não há necessidade disso. Flames à parte, a discussão enriquece a
todos no grupo.
De certa forma, concordo com o que o Reinaldo disse (mesmo que ele também
seja do time dos fornecedores :-) Gostaria de colocar tudo sob uma
perspectiva mais ampla; a idéia não é defender um ou outro fornecedor ou
tecnologia, mas fazer uma avaliação bastante fria e realista.
O tema 'Traffic Engineering', e a própria forma como estamos discutindo aqui
no grupo, ilustra uma diferença muito grande de perspectiva entre os
fornecedores de tecnologia (Unisphere, Nortel, e todos os outros...) e os
verdadeiros usuários dessa tecnologia, dos quais temos vários representantes
presentes na lista. Em meio a tanto 'hype', muitas vezes fica difícil para
nós (potenciais clientes) distinguir o que realmente importa daquilo é puro
marketing. Somente a discussão aberta, isenta de conceitos pré-formatados,
vai nos permitir atingir a profundidade adequada ao tema.
Sobre a sua resposta original: todos os pontos que você levantou são
importantes, especialmente se deixarmos de pensar em técnicas específicas -
que são as soluções - para pensar nos requisitos técnicos e operacionais.
Para cada problema, há várias soluções possíveis, umas melhores do que
outras, mas cada uma com seus pontos fortes e fracos. No entanto, ANTES de
chegarmos a uma arquitetura non-blocking, wire-speed, 'onisciente' e
'onipresente', é preciso que seja feito o trabalho básico de PLANEJAMENTO DE
TRÁFEGO. É ele quem nos diz se precisamos de baixa latência, ou se uma espera
a mais não vai fazer mal nenhum...
Assim, de volta ao tema... acho que é importante discutirmos o que é a
engenharia de tráfego, independente do equipamento ou da arquitetura
específica de cada operadora. Qualquer que seja a tecnologia, o tráfego
estará lá, e precisamos aprender muito sobre ele ainda. Espero que possamos
utilizar este grupo - que tem horas de vôo suficientes para pilotar um
monomotor até Júpiter - para elevar o nível da discussão técnica aqui na
terrinha.
Espero que essas palavras sejam bem recebidas, e que não estejamos começando
uma nova 'flame war', que ao final só consegue dividir e esvaziar o grupo.
Carlos Ribeiro
CTBC Telecom
More information about the gter
mailing list