[GTER] Re: [GTER] Notas aleatórias sobre RFC 3271, reuniões do GT-ER e SPAM

Carlos Ribeiro carribeiro at yahoo.com
Fri May 3 02:11:00 -03 2002

On Mon 29 Apr 2002 08:40, Jose Roberto B. Gimenez wrote:

> O que é necessário para um email ser tachado de SPAM? Pensei que fosse o
> destinatário que decidisse...  Por acaso é o rementente que decide se o
> material
> enviado é spam ou não? Ou então, é alguma frase contida na mensagem que
> previne esta tachação?

Talvez eu não tenha me expressado bem... "tachados" de SPAM, no sentido em
que uma mensagem legítima é tachada por alguém de SPAM, mesmo sem ser SPAM...

Exemplo: eu mesmo já enviei mensagens para uma lista de contatos meus, onde
por acaso haviam diversos emails dentro do mesmo domínio. Resultado? O
administrador do domínio me enviou um email reclamando de SPAM. Mas como
SPAM, se eu estava enviando uma mensagem *pessoal* para conhecidos meus? Aos
olhos dele, era SPAM; afinal, uma mensagem única para diversos recipientes
dentro do sistema dele, tinha que ser SPAM...

Isso vale para outros tipos de listas de distribuição. Por exemplo, há sites
que bloqueiam todos os emails de um ISP por causa de uma lista mal
comportada... e outra lista legítima, não só é penalizada como é tachada de
SPAM.

É por isso que eu disse no meu comentário que os critérios para definir SPAM
devem ser claros e objetivos. Além disso, o registro correto de todas as
transferências é importante para fins legais.

Ficou mais claro agora?

Carlos Ribeiro
CTBC Telecom