off-topic: sugestoes para a Telefonica - era RE: [GTER] Ajude-me bloqueio .mil!
Henrique Pantarotto
henpate at terra.com.br
Tue Dec 31 10:19:00 -02 2002
Oi Guilherme,
primeiramente agradeço a todos que responderam a minha mensagem com
críticas construtivas. Concordo com muitos dos pontos levantados.
Esses tipos de críticas são positivas, ao contrário das de outras
pessoas.
Quero deixar apenas claro que a idéia fixa que alguns tem de "que na
Telefônica só tem incompetentes" é uma afirmação absurda e caluniosa, e
sobretudo não representa a verdade. Eu certamente me considero
competente naquilo que faço, como da mesma forma assim considero meus
colegas e as pessoas que dirigem esta empresa.
Obrigado Guilherme pela tua mensagem e por trocar o nome do thread.
Definitivamente vou tentar iniciar um movimento "anti-spam" aqui
internamente, causa esta que, acreditem ou não, sou, assim como muitos
de vocês, também um militante.
Desejo a todos um 2003 de muita prosperidade, paz e luz!
Abraços, Henrique.
On Mon, 30 Dec 2002 23:36:16 -0200
"Guilherme Ambros Pereira" <guilherme at ambros.com.br> wrote:
>
> Alô Henrique e pessoal da Telefonica (e demais teles)...
>
> Vocês podiam pegar o email do Rubens e dar forward para um "big shot" da
> área de Marketing. Ele sintetiza com enorme clareza qual deveria ser a
> postura da empresa com relação a spam e incidentes de segurança, a qual
> - se adotada - ajudaria enormemente ao desenvolvimento da internet no
> Brasil, além de evitar constrangimentos como o caso do bloqueio de redes
> .mil.
>
> Montem um business case e escalem o assunto internamente; vocês vão ver
> que o custo para criar uma estrutura interna para gerência de incidentes
> é absolutamente aceitável dado o porte da Telefonica, e traz um
> benefício enorme para imagem institucional da empresa.
>
> É a legítima situação de ganha-ganha: a área de redes ganha status,
> crescimento e motivação interna (imagino que não seja muito agradável
> ouvir comentários como os que rolam aqui, ainda mais quando eles são
> verdadeiros...), a internet Brasil ganha mais segurança, menos
> incidentes, menos spam, o Brasil ganha uma melhor imagem perante o resto
> do mundo, e a Telefonica ganha brand awareness e maior satisfação dos
> clientes.
>
> Vou ainda mais longe: a Telefonica podia aproveitar o mote do Super15
> para criar serviços adicionais ao Speedy: "Super15 contra o spam" (com
> filtros automáticos, caso o usuário use um POP da Telefonica), "Super15
> agora combate os vírus por email" (idem), "Super15 agora oferece
> proteção adicional para sua empresa (no caso de SpeedyBusiness)" (com um
> firewall nos concentradores que impeçam ataques comuns e DoS). Cobre R$
> 4,90 por cada serviço adicional, e divulgue o produto junto com tua
> comunicação de massa.
>
> Aproveite e divulgue o centro de incidentes como "O primeiro grande
> centro de incidências contra Spam e Segurança de uma companhia
> Telefonica" (se não for o primeiro, crie uma categoria na qual vocês
> sejam o primeiro), e use isso para se promover, e melhorar sua posição
> em relação aos concorrentes.
>
> Isso te permitiria transformar algo que era um centro de custos num
> produto gerador de receita. Faça as contas, e venda a idéia
> internamente. Se você tiver uma resposta para o "show me the money", o
> pessoal de Marketing e Vendas vai receber isso com muito mais
> simpatia...
>
> ps: sorry pelo off-topic. O conteúdo não é Engenharia de Redes, mas
> creio que a causa é nobre.
>
> Abraço,
>
> Guilherme Ambros
>
>
>
> > -----Original Message-----
> > From: gter-admin at eng.registro.br
> > [mailto:gter-admin at eng.registro.br] On Behalf Of Rubens Kuhl Jr.
> > Sent: Monday, December 30, 2002 9:40 PM
> > To: gter at eng.registro.br
> > Subject: Re: [GTER] Ajude-me bloqueio .mil!
> >
> >
> >
> > >Digo isso pois todo e qualquer exemplo teu em mensagens é sempre
> > "Telefonica",
> > >como se ela fosse aquela única empresa --maligna e
> > inacessível-- causadora
> > >e complacente de todos os SPAMs enviados no Brasil. Não é isso. Se
> >
> > Não, mas o problema do bloco Brasil não é o envio de spams, mas o de
> > irresponsividade das teles locais (Telefônica, Telemar e
> > Brasil Telecom) à
> > quaisquer denúncias. O que o pessoal de fora sente é que não
> > há nenhum fator
> > de moderação ou contenção atuante sobre os abusos, então não
> > apenas o volume
> > de abusos é alto, mas também a perspectiva é de crescimento
> > desenfreado. Foi
> > transmitindo essa sensação que o Brasil passou a se tornar alvo tão
> > freqüente de bloqueios, quer de e-mail ou de qualquer tráfego
> > como no caso
> > do .mil.
> >
> > Nunca antes na Internet-BR houve tal nível de descaso, e a
> > Telefônica foi a
> > pioneira nela. Ela merece os créditos por isso, e ela lidera
> > em larga margem
> > tanto em número de acessos quanto em penetração(%) do mercado
> > em sua área de
> > concessão.
> >
> > >você encarar a Telefônica como um provedor de acesso
> > (sentido literal da
> > >palavra - "prover" - meio físico), ela é como qualquer outro
> > provedor de
> > >acesso -- só que numa escala muito maior. E como ela é maior que
> > >qualquer outra empresa de Internet, os problemas inevitavelmente são
> > >também.
> >
> > Essa argumentação vai contra o que o seu empregador tem dito
> > nos processos
> > contra a venda casada no ADSL... cuidado que o pessoal desses
> > processos pode
> > gostar do que você disse e te citar como testemunha.
> >
> >
> > >A cidade de São Paulo, por bem ou por mal, é a principal cidade e o'
> > >maior centro comercial do Brasil e é uma das maiores cidades do mundo
> > >(acho que é a terceira). A Telefonica, sendo o principal
> > fornecedor de
> > >acesso banda larga desta cidade, não é de se espantar que
> > ela seja usada
> > >para esses fins (spam). E por ser uma grande empresa, ela ganha
> > >destaque e é erroneamente sempre apontada como a grande vilã.
> >
> > O acesso banda larga é técnica e economicamente muito bom
> > para o spam, pois
> > apresenta alto índice de disponibilidade e não há custo por minuto de
> > utilização.
> > Ser uma grande empresa não é desculpa; quando trabalhava em
> > uma(que por
> > acaso tinha à época mais usuários do que tem a Telefônica
> > hoje), eu percebi
> > que não só era possível combater isso (relativamente a número
> > de portas e
> > usuários, as estatísticas de reclamações do 2o. e 3o.s
> > colocados no mercado
> > eram muito maiores), como cada medida implantada tinha um
> > impacto brutal
> > apesar do custo pequeno. O ganho de escala se aplica também a
> > contra-medidas
> > de segurança colocadas nos pontos certos.
> >
> >
> > >A questão em punir usuários Speedy é uma questão muito delicada e
> > >complexa, que --na minha opinião-- trata-se de um problema muito mais
> > >legal, político e burocrático (legislação brasileira
> > inclusive) do que
> > >"sonha a nossa filosofia". Ou seja, o buraco é mais embaixo.
> >
> > Problema esse que a Telefônica nunca pensou em endereçar ?
> > Isso faz parte do
> > serviço, assim como o lixo tóxico faz parte de uma indústria química.
> > Lixo tóxico deve ser algo bem difícil de tratar, mas é parte
> > do dever da
> > indústria resolver isso; não é porque seja mais ou menos difícil que a
> > Telefônica deve jogar todo o lixo tóxico que seus spammers conseguem
> > produzir nas nossas portas. Isso tipo de problema tem
> > solução, ela é de
> > cunho não apenas técnico e para ser resolvida passa por questões
> > tecnológicas, jurídicas e de processo. Mas quanto mais se
> > demora a começar,
> > mais tempo leva até terminar.
> >
> > >Enquanto eu escrevia esta mensagem, lembrei do "garoto propaganda" da
> > >Telefônica, que é o super herói "SUPER 15" (quem não é de SP pode
> > >conhecê-lo aqui: http://www.telefonica.net.br/15/). Como
> > todo bom super
> > >herói, ele precisa de um arquiinimigo. Pois tive uma "boa
> > idéia". Além
> > >de distribuir latinhas de SPAM nos próximos encontros, você
> > poderia ir
> > >vestido de "SUPER 51", o arquiinimigo bobo do Super 15. Só não se
> > >esqueça da cueca pra fora e de levar uma garrafa de
> > PIRASSUNUNGA-51 na
> > >mão. ;-)
> >
> > É um equívoco encarar o Super 15 como super-herói de
> > verdade... é mais como
> > o "Super-Herói Americano", que tinha um grande instrumento
> > (ele tinha uma
> > capa super-poderosa, a Telefônica tem uma grande rede com um grande
> > mercado), mas por não saber direito como usar vivia caindo,
> > topando com as
> > paredes etc. e acabava parecendo bem bobão. Ele deixou cair o
> > manual, vamos
> > dar um manual de cidadania Internet para a Telefônica para
> > substituir o que
> > caiu não se sabe onde.
> >
> >
> > Rubens
> >
> >
> >
> >
> >
> > > Nao se esqueca do novo bloco que esta' sendo liquidado para empresas
> > > incompetentes, tipo telefonica...
> > >
> > > Hoje eu recebi um spam (que novidade) vindo do mais recente /16 da
> > > Telefonica: 200.100/16
> > >
> > > Isso significa que a promessa feita na ultima alocacao nao
> > foi cumprida, e
> > > nem por isso o CANIP fez qualquer mencao de ser menos
> > "frouxo" na alocacao
> > > de novos blocos.
> > >
> > > Eu ainda tenho varias latinhas de SPAM para distribuir na
> > proxima palestra
> > > para quem indicar quem sao os outros "canipies"...
> > >
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