off-topic: sugestoes para a Telefonica - era RE: [GTER] Ajude-me bloqueio .mil!

Guilherme Ambros Pereira guilherme at ambros.com.br
Tue Dec 31 08:32:00 -02 2002


Alô Henrique e pessoal da Telefonica (e demais teles)...

Vocês podiam pegar o email do Rubens e dar forward para um "big shot" da
área de Marketing. Ele sintetiza com enorme clareza qual deveria ser a
postura da empresa com relação a spam e incidentes de segurança, a qual
- se adotada - ajudaria enormemente ao desenvolvimento da internet no
Brasil, além de evitar constrangimentos como o caso do bloqueio de redes
.mil.

Montem um business case e escalem o assunto internamente; vocês vão ver
que o custo para criar uma estrutura interna para gerência de incidentes
é absolutamente aceitável dado o porte da Telefonica, e traz um
benefício enorme para imagem institucional da empresa.

É a legítima situação de ganha-ganha: a área de redes ganha status,
crescimento e motivação interna (imagino que não seja muito agradável
ouvir comentários como os que rolam aqui, ainda mais quando eles são
verdadeiros...), a internet Brasil ganha mais segurança, menos
incidentes, menos spam, o Brasil ganha uma melhor imagem perante o resto
do mundo, e a Telefonica ganha brand awareness e maior satisfação dos
clientes. 

Vou ainda mais longe: a Telefonica podia aproveitar o mote do Super15
para criar serviços adicionais ao Speedy: "Super15 contra o spam" (com
filtros automáticos, caso o usuário use um POP da Telefonica), "Super15
agora combate os vírus por email" (idem), "Super15 agora oferece
proteção adicional para sua empresa (no caso de SpeedyBusiness)" (com um
firewall nos concentradores que impeçam ataques comuns e DoS). Cobre R$
4,90 por cada serviço adicional, e divulgue o produto junto com tua
comunicação de massa.

Aproveite e divulgue o centro de incidentes como "O primeiro grande
centro de incidências contra Spam e Segurança de uma companhia
Telefonica" (se não for o primeiro, crie uma categoria na qual vocês
sejam o primeiro), e use isso para se promover, e melhorar sua posição
em relação aos concorrentes.

Isso te permitiria transformar algo que era um centro de custos num
produto gerador de receita. Faça as contas, e venda a idéia
internamente. Se você tiver uma resposta para o "show me the money", o
pessoal de Marketing e Vendas vai receber isso com muito mais
simpatia...

ps: sorry pelo off-topic. O conteúdo não é Engenharia de Redes, mas
creio que a causa é nobre.

Abraço,

Guilherme Ambros



> -----Original Message-----
> From: gter-admin at eng.registro.br 
> [mailto:gter-admin at eng.registro.br] On Behalf Of Rubens Kuhl Jr.
> Sent: Monday, December 30, 2002 9:40 PM
> To: gter at eng.registro.br
> Subject: Re: [GTER] Ajude-me bloqueio .mil!
> 
> 
> 
> >Digo isso pois todo e qualquer exemplo teu em mensagens é sempre
> "Telefonica",
> >como se ela fosse aquela única empresa --maligna e 
> inacessível-- causadora
> >e complacente de todos os SPAMs enviados no Brasil.  Não é isso.  Se
> 
> Não, mas o problema do bloco Brasil não é o envio de spams, mas o de
> irresponsividade das teles locais (Telefônica, Telemar e 
> Brasil Telecom) à
> quaisquer denúncias. O que o pessoal de fora sente é que não 
> há nenhum fator
> de moderação ou contenção atuante sobre os abusos, então não 
> apenas o volume
> de abusos é alto, mas também a perspectiva é de crescimento 
> desenfreado. Foi
> transmitindo essa sensação que o Brasil passou a se tornar alvo tão
> freqüente de bloqueios, quer de e-mail ou de qualquer tráfego 
> como no caso
> do .mil.
> 
> Nunca antes na Internet-BR houve tal nível de descaso, e a 
> Telefônica foi a
> pioneira nela. Ela merece os créditos por isso, e ela lidera 
> em larga margem
> tanto em número de acessos quanto em penetração(%) do mercado 
> em sua área de
> concessão.
> 
> >você encarar a Telefônica como um provedor de acesso 
> (sentido literal da
> >palavra - "prover" - meio físico), ela é como qualquer outro 
> provedor de
> >acesso -- só que numa escala muito maior.  E como ela é maior que
> >qualquer outra empresa de Internet, os problemas inevitavelmente são
> >também.
> 
> Essa argumentação vai contra o que o seu empregador tem dito 
> nos processos
> contra a venda casada no ADSL... cuidado que o pessoal desses 
> processos pode
> gostar do que você disse e te citar como testemunha.
> 
> 
> >A cidade de São Paulo, por bem ou por mal, é a principal cidade e o'
> >maior centro comercial do Brasil e é uma das maiores cidades do mundo
> >(acho que é a terceira).  A Telefonica, sendo o principal 
> fornecedor de
> >acesso banda larga desta cidade, não é de se espantar que 
> ela seja usada
> >para esses fins (spam).  E por ser uma grande empresa, ela ganha
> >destaque e é erroneamente sempre apontada como a grande vilã.
> 
> O acesso banda larga é técnica e economicamente muito bom 
> para o spam, pois
> apresenta alto índice de disponibilidade e não há custo por minuto de
> utilização.
> Ser uma grande empresa não é desculpa; quando trabalhava em 
> uma(que por
> acaso tinha à época mais usuários do que tem a Telefônica 
> hoje), eu percebi
> que não só era possível combater isso (relativamente a número 
> de portas e
> usuários, as estatísticas de reclamações do 2o. e 3o.s 
> colocados no mercado
> eram muito maiores), como cada medida implantada tinha um 
> impacto brutal
> apesar do custo pequeno. O ganho de escala se aplica também a 
> contra-medidas
> de segurança colocadas nos pontos certos.
> 
> 
> >A questão em punir usuários Speedy é uma questão muito delicada e
> >complexa, que --na minha opinião-- trata-se de um problema muito mais
> >legal, político e burocrático (legislação brasileira 
> inclusive) do que
> >"sonha a nossa filosofia".  Ou seja, o buraco é mais embaixo.
> 
> Problema esse que a Telefônica nunca pensou em endereçar ? 
> Isso faz parte do
> serviço, assim como o lixo tóxico faz parte de uma indústria química.
> Lixo tóxico deve ser algo bem difícil de tratar, mas é parte 
> do dever da
> indústria resolver isso; não é porque seja mais ou menos difícil que a
> Telefônica deve jogar todo o lixo tóxico que seus spammers conseguem
> produzir nas nossas portas. Isso tipo de problema tem 
> solução, ela é de
> cunho não apenas técnico e para ser resolvida passa por questões
> tecnológicas, jurídicas e de processo. Mas quanto mais se 
> demora a começar,
> mais tempo leva até terminar.
> 
> >Enquanto eu escrevia esta mensagem, lembrei do "garoto propaganda" da
> >Telefônica, que é o super herói "SUPER 15" (quem não é de SP pode
> >conhecê-lo aqui: http://www.telefonica.net.br/15/).  Como 
> todo bom super
> >herói, ele precisa de um arquiinimigo.  Pois tive uma "boa 
> idéia".  Além
> >de distribuir latinhas de SPAM nos próximos encontros, você 
> poderia ir
> >vestido de "SUPER 51", o arquiinimigo bobo do Super 15.  Só não se
> >esqueça da cueca pra fora e de levar uma garrafa de 
> PIRASSUNUNGA-51 na
> >mão.  ;-)
> 
> É um equívoco encarar o Super 15 como super-herói de 
> verdade... é mais como
> o "Super-Herói Americano", que tinha um grande instrumento 
> (ele tinha uma
> capa super-poderosa, a Telefônica tem uma grande rede com um grande
> mercado), mas por não saber direito como usar vivia caindo, 
> topando com as
> paredes etc. e acabava parecendo bem bobão. Ele deixou cair o 
> manual, vamos
> dar um manual de cidadania Internet para a Telefônica para 
> substituir o que
> caiu não se sabe onde.
> 
> 
> Rubens
> 
> 
> 
> 
> 
> > Nao se esqueca do novo bloco que esta' sendo liquidado para empresas
> > incompetentes, tipo telefonica...
> >
> > Hoje eu recebi um spam (que novidade) vindo do mais recente /16 da
> > Telefonica: 200.100/16
> >
> > Isso significa que a promessa feita na ultima alocacao nao 
> foi cumprida, e
> > nem por isso o CANIP fez qualquer mencao de ser menos 
> "frouxo" na alocacao
> > de novos blocos.
> >
> > Eu ainda tenho varias latinhas de SPAM para distribuir na 
> proxima palestra
> > para quem indicar quem sao os outros "canipies"...
> >
> > --
> > GTER list    http://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> 
> 
> --
> GTER list    http://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> 
> --
> GTER list    http://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> 





More information about the gter mailing list