[GTER] Email alternativo

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Dec 17 08:50:00 -02 2002

On Tue, 17 Dec 2002, Giordani Rodrigues wrote:

> Caro Frederico,
>
> Gostaria de saber se haveria problemas caso eu mudasse o meu endereço de
> email no cadastro do Registro.br para "fulano arroba dominio.com.br", em
> vez de fulano at dominio.com.br, como está atualmente.

que eu saiba o registro.br já limita o tráfego de consultas via whois, mas
o Fred pode dizer melhor.

não acho boa idéia isso de escrever 'arroba' por extenso. já há
garimpadores de endereços que estão atrás de palavras como 'at' e logo
logo vão grepar 'arroba' também.

> Gostaria de saber também, já até sugerindo, se o Registro.br pensa em
> sofisticar o controle de robots, como fez a Receita Federal na consulta
> de CPF/CNPJ
> (http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp),
> ou como vêm fazendo registradores privados, como
> http://www.domainsnext.com (clicar em whois). Isto é, inserindo
> elementos visuais que devem ser copiados manualmente para proceder à
> consulta.

sou absolutamente contra essa história de colocar elementos visuais para
completar uma consulta. com isso voce está proibindo cegos de consultarem
o whois e violando várias das recomendações de acessibilidade do W3C.

além disso a interface pela web é apenas uma casca sobre o protocolo
'whois' que é efetivamente usado para as consultas. 'man whois' para mais
detalhes.

Danton