[GTER] BGP

Fernando Krahe fernando at optiglobe.net.br
Tue Apr 16 10:42:01 -03 2002

Algumas dicas:
Prepend externo afeta a maneira como o trafego retorna ao teu AS.
Local-preference (muito forte) e prepend interno afetam como o
trafego sai do teu AS.
Para alcancar os teus objetivos de saida poderias aplicar uma policy
que fizesse um prepend interno nos prefixos que recebe dos teus
peers. Ao inves to prepend, poderias tambem utilizar
local-preference, mas lembre que o resultado podera ser bem mais
radical. No primeiro caso ainda podera haver prefixos internacionais
mais pertos (tamanho de as-path) pela conexao nacional, ja no segundo
caso, tudo que nao cair no filtro abaixo sairia pela tua conexao
internacional.
Se o prefixo cair em:
            route-filter 200.17.0.0/14 upto /24;
            route-filter 200.128.0.0/9 upto /24;
            accept;
Senao:
           as-path-prepend teu AS
           accept;

Esse filtro nao pega alocacoes pre-cidrs, ai no caso pode criar mais
filtros que tambem filtrem por AS-PATH, pois a maioria dos pre-CIDR
passam por um certo AS.
Para voltar certamente nao precisara fazer alteracoes, pois muito
provavelmente o trafego nacional volta pelo tua conexao nacional e o
trafego internacional pela tua conexao internacional. Deve perguntar
se os teus provedores fornecem comunidades para manipular
local-preference que eles atribuem aos teus anuncios. Assim teras
mais uma ferramenta que podera alterar a maneira como o trafego entra
em teu AS.

Fernando