[GTER] BGP

Claus Rugani Topke claus at kerntec.net
Tue Apr 16 10:47:00 -03 2002

At 10:13 16/4/2002 -0300, you wrote:
>         Ola Lista,
>
>         Estou com um probleminha aqui, se alguem puder me dar uma ideia
> ajudaria muito.
>         Tenho link com 3 backbones, mas o problema eh que sempre sai pelo
> que tem a metrica menor.
>
>         Queria fazer o seguinte:
>
>         Sair todo trafego brasileiro por um link e todo trafego
> internacional por outro, tanto para ir como para voltar, existe como
> fazer isso?
>         Estou tentando fazer isso pelo prepend, seria esse o caminho? ou
> tem outra solucao?

A saída voce pode controlar facilmente, porém a entrada de tráfego é
necessário negociar com os 3 Backbones uma
política de anuncio diferenciado para "nacional" e "internacional".
Talvez seja necessário soliticar que o Backbone X faça prepend do seu AS
apenas nos anúncios internacionais,
garantindo assim que este Backbone X funcione como transito internacional
apenas se os outros Backbones falharem.
Essa política pode ser implementada através de "route-map" atribuídos na
saída do Backbone X, apartir de rotas
aprendidas com uma "community" específica.

De qualquer modo vale apena discutir as saídas com os 3 Backbones, pois
solução técnica existe!

vg